Questão 1: Um estudo feito com 20 observações de preço e quantidade demandada de um certo produto resultou na seguinte equação de regressão na forma logarítmica: Ln Y = 4,8496 - 1,9239 . Ln X, com Y = quantidade demandada e X = preço. Nesse contexto, sabe-se que ΣLnY = 54,12 e ΣLnX = 20,11. Assinale a alternativa correta em relação à elasticidade preço da demanda para esses resultados: a) Elástica. O aumento de 1% no preço provoca queda de 0,71% na quantidade demandada. b) Inelástica. O aumento de 1% no preço provoca queda de 0,71% na quantidade demandada. c) Elástica. O aumento de 1% no preço provoca queda de 1,92%% na quantidade demandada. d) Inelástica. O aumento de 1% no preço provoca queda de 1,92,% na quantidade demandada. e) Inelástica. O aumento de 1% no preço provoca aumento de 0,71% na quantidade demandada.
Questão 2: A Econometria é uma combinação de teoria ou outro raciocínio a priori com Matemática e Estatística, a fim de dar conteúdo empírico às formulações teóricas da Economia. As alternativas abaixo apresentam os propósitos da Econometria. Assinale a alternativa errada, ou seja, aquela que não representa um propósito da Econometria: a) Realizar a mensuração de variáveis e agregados econômicos. b) Estimar os parâmetros de relações estabelecidas pela teoria econômica ou outro conhecimento a priori. c) Formular testes de hipóteses sobre o comportamento da realidade. d) Realizar previsões sobre os valores de variáveis econômicas. e) Auxiliar a Matemática e a Estatística no desenvolvimento de novas teorias de cálculo.
Questão 1: Considere o modelo W = b0 + b1.E + b2.T + b3.D, sendo W o salário real, E o nível de escolaridade do trabalhador, T o seu tempo de experiência e D a taxa de desemprego. Nesse modelo, de acordo com a teoria econômica, os sinais esperados dos parâmetros b1, b2 e b3 são, respectivamente: a) positivo, positivo, positivo b) negativo, positivo, positivo c) negativo, negativo, negativo d) positivo, negativo, positivo e) positivo, positivo, negativo
Questão 2: Um problema recorrente da Econometria é a escolha da forma funcional mais adequada ao estudo de um fenômeno. Cada pesquisador precisa decidir pela escolha da forma especificativa dos modelos que produz e, para isso deve seguir alguns critérios gerais que indicam o melhor caminho a fazer. Acerca desse assunto, considere as afirmações abaixo: I. Entre uma forma funcional simples e uma complexa, tende-se a escolher a primeira, se ambas explicam o fenômeno de modo igualmente satisfatório. II. Deve-se sempre levar em consideração as indicações da teoria econômica, para dar fundamento e significado ao modelo econométrico, embora se saiba que a teoria econômica informa muito pouco sobre a forma funcional mais adequada. III. A forma funcional escolhida deve ajustar-se bem aos dados para que o modelo possua um poder preditivo satisfatório e não apenas sirva para sumariar um fenômeno efetivo. IV. O pesquisador, ao elaborar o modelo econométrico, não deve dar prioridade ao fundamento teórico e sim aos dados empíricos que tem em mãos. Das afirmações acima, está (estão) correta (s): a) Apenas I e II b) Apenas I e III c) Apenas III e IV d) Apenas II e IV e) Apenas I, II e III
Questão 1: Considere a função demanda: Qˆ 7,780,26.T 1,24.Y , na qual Q = quantidade demandada de energia elétrica T = tarifa real média Y = produto real Sabe-se que, para os dados (n = 12) que geraram essa função, obteve-se: Q = 960 ; T = 1080 ; Y = 840 Com base nessas informações, é correto afirmar que a elasticidade-tarifa e a elasticidade-renda (ou produto) para os valores médios das variáveis são, respectivamente: a) -0,26 e 1,24 b) -0,29 e 1,085 c) -0,13 e 0,975 d) -0,33 e 0,88 e) -0,52 e 0,645
Questão 2: Em análise de regressão, é importante conhecer a decomposição da variação de Y (variável dependente), que é dada pelo somatório dos desvios de Y em relação à sua média, elevados ao quadrado, isto é, VT = y² = 2 Y Y . Decompondo VT (ou SQT), identificamos VE (ou SQE), que é a variação explicada por X e VR (ou SQR), que é a variação residual. Assinale a alternativa que apresenta a consequência de um caso no qual VT é muito maior que VE. a) o estimador dos parâmetros é não tendencioso. b) existe alto grau de dispersão entre os valores de X. c) o coeficiente de determinação R² é baixo, indicando baixa qualidade de ajuste dos dados. d) os testes F e t são ineficazes. e) a estatística F terá valor alto, indicando que o modelo obtido é de boa qualidade.
Questão 1: A partir da relação existente entre a demanda por energia elétrica (Y) e a tarifa real média de energia elétrica (X), uma elasticidade-preço da demanda por energia elétrica pode ser obtida a partir da a) estimação do modelo Ln Y = a + b.X, no qual o coeficiente b representa a elasticidade. b) estimação do modelo Y = a + b.Ln X, no qual o coeficiente b representa a elasticidade. c) estimação do modelo Ln Y = a + b.Ln X, no qual o coeficiente b representa a elasticidade. d) estimação do modelo Y = a + b.X, no qual o coeficiente b representa a elasticidade. e) estimação do modelo 1/Y = a + b.X, no qual o coeficiente b representa a elasticidade.
Questão 2: Um dos problemas mais sérios em Econometria é a autocorrelação serial. Ela refere-se a: a) dependência temporal dos valores sucessivos dos resíduos. b) correlação acentuada entre duas variáveis explicativas. c) dependência entre variáveis defasadas. d) uso incorreto de variáveis Dummy e) erros na obtenção dos dados amostrais.
|