Tudo sobre matéria relacionada com estatística que se leciona na universidade ou em cursos ou cadeiras de nível superior
29 jun 2013, 02:03
Boa noite.
Antes de mais nada, peço desculpas caso essa pergunta não seja adequada a esta categoria, mas foi a que mais achei apropriada.
Gostaria que me ajudassem, e tirassem essa dúvida.
Segue abaixo, dois exercícios sobre pesquisa de mercado, feita por uma empresa para verificar a demanda de determinado produto.
Entendi a resolução dos exercicíos, mas não entendi o porque que no segundo exercício acontece essa divisão 30% consomem / amostra 50 residências = 0,6 * 100= 60% e no primeiro exercício não? Qual a diferença entre eles?
1) Cálculo de demanda, pesquisa de mercado feita por uma empresa
**Total de 600 domicílios, destes 80 domicílos foram pesquisados;
**70% compram em média 4 unidades de determinado produto, pagando em média R$ 55;
**os outros 30% não consomem o tal produto;
**o custo do produto é de R$ 28;
**a empresa terá uma participação de 45% no mercado.
600*70%= 420 * 4= 1.680 * 45% = 756 unidades
faturamento de 41.500 (-) cmv 21.168= 20.412 lucro
2) um outro cálculo:
**Num bairro de 500 residências, uma amostra de 50 residências
**20% não consomem um determinado produto, 30% consomem 8 unidades
**preço médio de R$ 85 a unidade e custo de R$ 43 a unidade
**a empresa terá 20% de participação no mercado
30% consomem / amostra 50 residências = 0,6 * 100= 60%
500 * 60%= 300 * 8= 2400 * 20%= 480 unidades
faturamento de 40.800 (-) cmv 20.640= 20.160 lucro
29 jun 2013, 02:55
O enunciado do 2.º exercício deve estar errado, porque a % de consumidores + % não consumidores não dá 100%.
O procedimento do cálculo é o mesmo para ambos, portanto faz como se fez no 1.º