Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 29 mar 2024, 11:21

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 19 dez 2015, 16:17 
Offline

Registado: 16 jan 2015, 16:01
Mensagens: 6
Localização: NATAL
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 1 vez(es)
Prezados,
Boa tarde!

Bem, estou trabalhando com análise de cluster (ou agrpamento) para a região amazônica e meu desejo é saber quantas regiões (homogêneas) são necessárias para representar a variabilidade espacial da evapotranspiração (ET). Os dados foram obtidos a partir de imagens de satélite. Após todo o geoprocessamento obtive uma matriz com 4.874 linhas e 3 colunas, em que as linhas são minhas observações e as colunas são minhas variáveis contendo os valores de: longitude, latitude e ET. A dúvida é o seguinte: Na hora de fazer a análise de cluster, devo considerar as variáveis lon e lat? ou somente a minha variável ET (que é o foco do meu estudo)? Na análise de cluster o que deve ser considerado para que seus resultados sejam mais consistentes???

Desde já agradeço,

Att,


Helder F.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 21 dez 2015, 01:07 
Offline

Registado: 25 jun 2013, 14:35
Mensagens: 300
Agradeceu: 101 vezes
Foi agradecido: 100 vezes
Olá helderpa

Para a análise de clusters, talvez queiras considerar apenas a variável ET para identificares grupos de valores de ET homogéneos independentemente das suas localizações. A partir daí, conhecendo a constituição de cada cluster (segmento), se necessitares, consegues identificar os seus locais.

Se considerares as 3 variáveis para a análise, então serão identificados grupos locais com valores de ET homogéneos.

Observa que no 1.º caso, um cluster poderá ser constituído por observações de valores de ET homógeneos de localizações muito distintas, enquanto no 2.º caso, as coordenadas geográficas contribuem para a semelhança entre as observações, do que se espera que apenas serão identificados grupos de observações em locais próximos e com valores de ET homogéneos.

;)

_________________
http://www.matematicaviva.pt/
F. Martins


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 28 dez 2015, 17:39 
Offline

Registado: 16 jan 2015, 16:01
Mensagens: 6
Localização: NATAL
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 1 vez(es)
FernandoMartins,

Agradeço sua resposta, certamente foi bastante esclarecedora e didática. A partir de agora, com certeza irei considerar somente os valores de ET nas minhas análises ;). Mas uma vez obrigado por tirar essa minha dúvida.

Abs!


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron