Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 mar 2024, 22:57

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 02 fev 2019, 11:08 
Offline

Registado: 02 fev 2019, 10:49
Mensagens: 1
Localização: Valongo
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Boas!
Estou com um bloqueio e espero que me consigam ajudar. Tenho um grupo de individuos (com e sem hipertensão) a quem eu quero verificar o risco de ter determinadas caracteristicas de uma doença, p.e cancro do pulmão. Ora, eu fiz o Qui-Quadrado para saber se há ou não diferenças para o estadio tumoral (Stage), mas eu agora quero saber qual o risco de ter cada um dos estadios (I, II, III, IV), entre outras variáveis também elas categóricas (nominais e ordinais). Por isso, regressão univariada e multivariada.

Primeiro pensei em fazer uma regressão logistica, mas aqui o que me diz é a probabilidade de ser hipertenso se tiver um cancro estadio II, certo? Ora eu quero é a probabilidade de ter cancro estadio II SE eu for hipertensa.

Além disso, gostava de obter igualmente qual a probabilidade de um hipertenso morrer (overall survival), se tiver um cancro estadio II (ou III, ou IV, ...). Aqui bloqueei na regressão de Cox (que me disseram que era o que devia fazer) uma vez que esta me dá o HR, mas não me diz quem é que tem o pior HR, se são os hipertensos ou normotensos.

Estou num dead end. Alguém ajuda? :) :)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 10 fev 2019, 05:30 
Offline

Registado: 22 fev 2014, 21:05
Mensagens: 146
Localização: Espírito Santo - Brasil
Agradeceu: 15 vezes
Foi agradecido: 54 vezes
Boa noite!

Para obter probabilidades, razões de chance e efeitos marginais, o logit (ou probit se a distribuição for mais para normal) atende. Basta especificar o modelo corretamente.

Citar:
Primeiro pensei em fazer uma regressão logistica, mas aqui o que me diz é a probabilidade de ser hipertenso se tiver um cancro estadio II, certo? Ora eu quero é a probabilidade de ter cancro estadio II SE eu for hipertensa.

Se no primeiro caso a regressão é y ~ x, para o segundo bastaria inverter x ~ y.

Para te ajudar, você precisa fornecer o básico: sua amostra (ou parte) e o software que está usando.

_________________
Alberson Miranda


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 41 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: