Switch to full style
Tudo sobre matéria relacionada com estatística que se leciona na universidade ou em cursos ou cadeiras de nível superior
Responder

Qual teste estatístico devo usar? (Enunciado incompleto)  [resolvida]

01 jul 2019, 03:11

Boa noite, Estou realizando um projeto no qual coletei uma amostra de pacientes com doença intestinal, um certo número desses pacientes possuem depressão, então os dividi em dois grupos:

grupo 1: pacientes com doença intestinal e com depressão;
grupo 2: pacientes com doença intestinal e sem depressão.

Eu gostaria de saber se a doença esta relacionada significativamente com os casos de depressão, qual teste estatístico eu devo usar nesse caso?? pensei em usar o qui-quadrado, porém eu precisaria ter mais uma váriavel, como por exemplo pacientes sem doença intestinal, porém isso é algo que eu nao tenho, então teria que escolher outro teste.

Se alguém puder me ajudar ficarei muito grato!! :)

Re: Qual teste estatístico devo usar?

02 ago 2019, 17:26

Com essa amostra seria impossível. Veja, se toda a sua amostra tem doença intestinal, você não pode medir a probabilidade da ocorrência de depressão! Nessa amostra, a sua correlação depressão X doença intestinal seria 100% (todos que desenvolveram depressão têm doença intestinal).

Re: Qual teste estatístico devo usar?

23 abr 2020, 14:45

Quanto muito conseguirá saber as % de pessoas com ou sem depressão. Este exercício têm o enunciado incompleto.
Responder