Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 27 jun 2025, 19:27

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 18 mar 2013, 21:22 
Offline

Registado: 18 mar 2013, 20:12
Mensagens: 2
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá,

Estou estudando o test t, entretanto estou tendo algumas dúvidas. Acho que é mais quanto à definição do que quanto ao cálculo. Vou expor um exemplo e peço que avaliem se estou pensando corretamente:

Eu quero comprovar se o IMC de um grupo aumentou após um aumento na ingestão de gordura desse mesmo grupo. Nesse caso, eu deveria utilizar um test t pareado unicaudal não é mesmo? A minha hipótese nula deveria ser:

\(x\leq \mu _{0}\)

Certo? Pelo que andei lendo, para rejeitar ou não minha hipótese nula eu comparo o meu t obtido com o t crítico de forma que se:

\(\left | t _{obtido} \right | \geq \left | t _{critico} \right |\)

eu posso rejeitar a hipótese nula. Minha dúvida é a seguinte. Digamos que eu o meu \(\left | t _{obtido} \right |\) seja maior do que o \(\left | t _{critico} \right |\) e eu rejeite minha hipótese nula. Nesse caso, como eu poderia afirmar que houve aumento e não queda? Digo isso porque se ao invés de aumentado substancialmente, a média dos IMCs tivesse caído substancialmente, eu teria chegado na mesma conclusão pois o \(\left | t _{obtido} \right |\) teria sido maior do que o \(\left | t _{critico} \right |\).

Resumindo, não sei como eu posso inferir se a diferença foi pra mais ou menos se na hora de comparar eu comparo os módulos do t obtido e t crítico. Notei que quando há um aumento da média o t é negativo. Nesse caso eu posso afirmar isso me baseando na polaridade do t?

Me desculpem se não estou sendo muito claro. Não estudo matemática (ou ciência afim). Só estou querendo tirar essa dúvida para auxiliar minha noiva em um trabalho dela de biologia (e tb porque gosto de matemática).

Obrigado a todos.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 18 mar 2013, 23:37 
Offline

Registado: 11 mar 2013, 23:40
Mensagens: 23
Localização: sentado na cadeira
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 1 vez(es)
Não sei se estás a usar o SPSS, se estiveres, daquilo que me lembro, tens de ver é o nivel de significância, se sig > 0,05 não há diferenças estatistica\ significativas (h0) se for menor existem diferenças estatisticamente significativas (h1) isto para um intervalo de confiança de 95%! Tens de definir qual é o intervalo de confiança em que queres trabalhar, geralmente usa-se este que aqui está em cima [0;95%]! Convem sempre indicar as outras variaveis, estatistica de teste, qual o intervalo do conjunto e qual a dimensão da amostra!

Por exemplo: para uma estatistica de teste t=..., de uma população com n elementos, verifificou-se que ( existem \ não existem diferenças...) pois sig> ou < que 0,05! Posso afirmar com uma certeza de 95% que....

Do pouco que me lembro.. Procura por output SPSS, teste t de student!

Se foi feito há mão, não te posso ajudar!


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 19 mar 2013, 14:41 
Offline

Registado: 18 mar 2013, 20:12
Mensagens: 2
Localização: Belo Horizonte
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Obrigado, Wolfman!

No meu caso não estou utilizando software algum. No momento só estou tentando compreender melhor os conceitos por isso estou fazendo na mão mesmo. Cheguei a conclusão de que nas análises unilaterais o \(t_{critico}\) deverá ter um valor de acordo com a comparação:

  • Se a minha hipótese nula é que houve aumento ou não houve mudança (\(\overline{x}\geq \mu\)), então para rejeitar a mesma é necessário que o \(t_{obtido}\) seja consideravelmente menor do que \(t_{critico}\). Já o \(t_{critico}\) deve ser subtraído do \(\mu _{0}\).
  • Se a hipótese nula é que houve diminuição ou não houve mudança (\(\overline{x}\leq \mu\)), daí a situação se inverte e para rejeitá-la é necessário que o \(t_{obtido}\) seja consideravelmente maior que o \(t_{critico}\). Por sua vez o \(t_{critico}\) deve ser adicicionado ao \(\mu _{0}\).

Cheguei a essa conclusão observando melhor a curva normal (curva normal - wikipedia) e também através do texto contido no link http://www.psychstat.missouristate.edu/introbook/sbk25m.htm

Bem essa foi a conclusão que cheguei. Vou marcar o tópico como resolvido, mas se alguém tiver um comentário a fazer será bem vindo. Obrigado a todos!


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: