Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 abr 2024, 12:51

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 07 Oct 2013, 14:54 
Offline

Registado: 07 Oct 2013, 14:38
Mensagens: 1
Localização: CERN-Belgium
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Bom dia pessoal,

Estou com o seguinte problema. Eu desenvolvo sistemas WEB para o Detran do meu Estado. No último projeto que me foi repassado, preciso elaborar um ranking das 10 melhores auto-escolas de cada cidade. O problema é que, algumas auto-escolas tem um número muito baixo de candidatos por mês (de 1 a 10), sendo que assim tem chances muito maiores de terem uma pontuação excelente do que auto-escolas com um número maior de candidatos (300+/mês). O que não exatamente quer dizer que essas auto-escolas menores tenham uma didática melhor.

A minha pergunta é, qual seria a forma mais justa de elaborar esse ranking? Eu pensei em um cálculo estatístico que aplique um peso na relação entre Nº candidatos/Nº aprovados, ou seja, quanto maior o percentual de aprovados e maior o número de candidatos, maior seria o peso. Qual seria exatamente a fórmula para conseguir solucionar este problema? Alguém pode dar uma ajuda?

Desde já peço desculpas pela subjetividade da pergunta, mas realmente estatística não é o meu forte... ;)


Obrigado desde já.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 15 Oct 2013, 20:47 
Offline

Registado: 25 jun 2013, 14:35
Mensagens: 300
Agradeceu: 101 vezes
Foi agradecido: 100 vezes
Olá MathNewba

Este tipo de problema, exige normalmente que se estabeleça um critério de classificação (pelo que me parece um problema de análise classificatória - o que não domino; pelo que lamentavelmente não me posso pronunciar). No entanto, deixo-te outras 2 soluções para abordagem ao problema.

1.º Se se tiver as notas dos alunos, pode fazer-se uso do método não-paramétrico usado em testes de hipótese não-paramétricos como os de Kruskal-Wallis e o de Mann-Whitney, que recorrem ao "ranking" (classificação) de elementos de todas as amostras em causa. Far-se-ia, p.e.,
a. fazer a amostragem com 2 variáveis onde os sujeitos são os alunos: Nota, Escola. Juntar no mesmo ficheiro todos os alunos de todas as escolas, N=N1+N2+...+Nk;
b. reordenar em conjunto as 2 variáveis, por Nota;
c. atribuir um número de ordem a cada sujeito consoante a nota; em caso de empates, atribuir a cada sujeito empatado a ordem média desse grupo;
d. somar as ordens dos alunos de cada escola e agrupar decrescentemente as escolas consoante as somas das ordens.

2.º Se se tiver apenas o número de aprovados por escola, um possivel critério seria:
a. Determinar o total de aprovamentos de todas as escolas #A=#A1+#A2+...+#Ak
b. Atribuir o Rank por: #Ai / #A
Existem, muitas formas de classificar dados, ou seja, muitos critérios diferentes. Espero ter ajudado alguma coisa ;)

_________________
http://www.matematicaviva.pt/
F. Martins


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 175 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: