Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 27 abr 2024, 07:03

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título da Pergunta: Tendência e Estatística
MensagemEnviado: 28 jan 2014, 03:51 
Offline

Registado: 28 jan 2014, 03:45
Mensagens: 1
Localização: Brazil
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Pessoal, eu não sei se essa categoria é a correta para minha dúvida, mas vai:

Estou precisando montar um gráfico financeiro baseado em meses e/ou anos anteriores.
Um exemplo base que eu tenho são as tendências apresentadas no jogo Sim City 4000, onde é possível o jogador visualizar dados estatísticos do tempo atual até 500 anos futuros.

Bom, no meu caso, eu possuo categorias do tipo: Moradia, Alimentação, Aluguel e outros gastos que já venho cadastrando a alguns anos. Quero agora montar um gráfico estatístico dos próximos meses e anos, onde o período de pesquisa possa ser dinâmico. Onde me apresente onde qual ponto estou passando dos limites da média, ou não.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 07 fev 2014, 02:46 
Offline

Registado: 25 jun 2013, 14:35
Mensagens: 300
Agradeceu: 101 vezes
Foi agradecido: 100 vezes
Olá rocha.pabloricardo

Se vai determinar equações de regressão e realizar gráficos com o objectivo de prever ou "controlar" consumos futuros, deve considerar o seguinte: as variáveis pretende controlar são medidas de moeda ($) deve ter em conta os efeitos de inflação (sobre tudo se nessas categorias conta com custo da renda de hipoteca ou aluguer, custo de energia, entre outros que sejam importantes e sujeitos à inflação ou juros bancários). Colocando o seu histórico de cada ano a preços de um ano de referência, pode sempre calcular os preços futuros de acordo com as inflações previstas e revistas tanto pelos Banco Central, Instituto Nacional de Estatística e ou IMF ou Banco Mundial ou mesmo OCDE. A partir daí, com uma base estável de inflação prevista e taxas de juro previstas, pode calcular com mais à vontade as margem de confiança para controlar as variáveis que pretender.

Espero ter ajudado ;) Bom trabalho

_________________
http://www.matematicaviva.pt/
F. Martins


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 153 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: