Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 27 abr 2024, 08:14

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título da Pergunta: Que teste posso aplicar?
MensagemEnviado: 17 fev 2014, 22:11 
Offline

Registado: 17 fev 2014, 22:01
Mensagens: 1
Localização: Brasil
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Boa noite!
Meu nome é Gabriel. Esse é meu primeiro post no fórum. Já fiz um passeio pelo fórum e achei um excelente conteúdo.

Bem, minha dúvida é a seguinte. Possuo um conjunto de dados em que cada resposta do questionário foi convertida em pontos. Ao final de cada questionário os pontos foram somados para conhecer o resultado (somatório) de cada unidade amostral.
Agora possuo então um valor numérico (que creio ser uma variável quantitativa discreta) para cada unidade amostral de cada um dos meus 3 grupos. Dessa forma posso encontrar a média e desvio-padrão para cada grupo, correto?

Eu gostaria de saber qual o teste estático, qual o tratamento analítico que pode ser realizado agora. Por exemplo, caso eu queira saber se há diferença estatisticamente significante entre os três grupos, que teste aplicarei. Pensei em ANOVA, mas não compreendi bem como é feito. Pelo que li a variável tem que ser quantitativa contínua. Isso está certo?

Por favor, preciso muito de orientação quanto a esse problema. Caso precisem de mais informações para me ajudar, avisem por favor.

Agradeço muito!


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 26 fev 2014, 11:06 
Offline

Registado: 25 jun 2013, 14:35
Mensagens: 300
Agradeceu: 101 vezes
Foi agradecido: 100 vezes
Olá GMateus

Sim, estás no caminho correcto. Podes aplicar o procedimento de ANOVA para avaliar se existem diferenças entre os 3 grupos. A variável dependente (os valores de cotação final do questionário) pode ser quantitativa discreta. Será por isso aplicado um procedimento de One-way ANOVA. Agora a questão é que tipo de grupos são esses 3. Do universo onde seleccionaste os 3 grupos, quantos grupos possíveis há para retirar; observa-se que há experiências onde esse número possível tende para ser ilimitado ou "praticamente" ilimitado - em tais casos a ANOVA a aplicar diz-se de efeitos aleatórios. Em caso contrário, quando o número de categorias (grupos) é limitado diz-se que é uma ANOVA de efeitos fixos. Os procedimentos são quase iguais, mas os resultados têm diferença nos efeitos principais calculados e na variância total. Por ex. se numa fábrica só existem 3 processos de fabrico de um mesmo produto e estamos a avaliar um parâmetro de qualidade qualquer para testar as diferenças então deve ser aplicado um procedimento de efeitos fixos. De outro modo se nessa fábrica for possível produzir o mesmo produto mas por um número indeterminado (elevado) de processos de fabrico distintos então, ter-se-á um modelo de efeitos aleatórios.
Geralmente os softwares de estatística admitem a aplicação destes dois modelos.

Espero ter ajudado, bom estudo ;)

_________________
http://www.matematicaviva.pt/
F. Martins


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 155 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: