Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 20 abr 2024, 04:19

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 23 mar 2015, 15:48 
Offline

Registado: 23 mar 2015, 15:04
Mensagens: 1
Localização: França
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá pessoal,

estou em dúvida quanto à entrada de dados para o teste de wilcoxon pareado. Meu experimento é o seguinte:
O participante (N=24) ouvia um sinal vindo de 1 de 16 caixas de som e devia descrever a direção desta usando 1 de 8 labels pré-definidos. Cada caixa foi tocada 5 vezes, em ordem aleatória, então não necessariamente o participante usou o mesmo label as 5 vezes para a mesma caixa.
Meu objetivo é comparar, para cada caxa de som, a frequências do label mais usado com os outros labels também usados, para verificar se há diferença significativa.
Como meus dados não são normalmente distribuídos, fui aconselhada a utilizar o teste de wilcoxon pareado. A princípio coloquei todos os dados de todos os participantes, já que minha intenção não é comparar os participantes, rodei o teste no spss, e observei as diferenças, levando em consideração a correção de Bonferroni. Porém, um revisor anônimo (por isso não posso pedir ajuda a ele diretamente) disse que dessa forma estou violando as condições de independência para o teste, já que cada participante estaria contribuindo com 5 respostas, e portanto, com múltiplos pares de comparação.

Não sei qual seria a outra forma de entrar com os dados. Tentei entrar como proporção, p.ex., se um participante respondeu com 5 labels diferentes nas 5 tentativas, cada uma delas entraria com o valor de 0,2, de forma que cada participante contribua com 1 resposta no valor inteiro, por assim dizer. Mas essa solução não parece fazer muito sentido...
A outra solução, que imaginei que seria essa a sugerida pelo revisor, seria, para cada caixa de som, "escolher" o label mais representativo para cada participante, simplesmente pela maioria. Assim, se um participante dissesse, por exemplo, 3 vezes "frente", e 2 vezes "frente-direita", a resposta dele que entraria para o teste seria "frente". Dessa forma eu teria apenas 1 reposta para cada participante. Essa solução me parece fazer menos sentido ainda, por...

Alguém pode me ajudar a resolver essa dúvida, ou ficou muito confuso?

Obrigada!


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 07 abr 2015, 15:44 
Offline

Registado: 25 jun 2013, 14:35
Mensagens: 300
Agradeceu: 101 vezes
Foi agradecido: 100 vezes
Parece-me que, se cada variável representar cada caixa, e se cada elemento da amostra (os sujeitos ou unidades de experimentação) for o resultado em cada teste, uma vez que os labels estão em escala ordinal, e que podem ser 8 possibilidades distintas, então o Wilcoxon Test não é o mais indicado. Deverias em vez disso, usar o Chi-Square Test (para comparar 2 distribuições): comparando a distribuição dos resultados dos 5 testes com a distribuição uniforme: Uniforme(5).

;)

_________________
http://www.matematicaviva.pt/
F. Martins


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 34 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron