Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 03 jul 2025, 15:58

Os Horários são TMG [ DST ]

Switch to mobile style

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 15 fev 2015, 16:02 

Registado: 15 fev 2015, 15:42
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 1 vez(es)
Boa tarde, tenho estado a estudar limites desde há algumas semanas e deparei-me há uns dias com um limite que nunca vi que me está a causar dificuldades em resolvê-lo. Gostaria pois que me ajudassem se fosse possível. Obrigado :)

Anexos:
Sem_T_tulo.png
Sem_T_tulo.png [ 834 Bytes | Visualizado 6987 vezes ]

Editado pela última vez por pedrodaniel10 em 15 fev 2015, 16:29, num total de 2 vezes.
Retirar Links externos.

MensagemEnviado: 15 fev 2015, 16:44 

Registado: 11 jan 2015, 02:31
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 298 vezes
Tenha atenção às regras do forum. Use a ferramenta LaTex (Editor de equações) ou se necessário anexe as imagens.

Pode usar a regra de Cauchy para chegar à solução.

\(u=\ln (x-1)^2
v=x
u'=\frac{2\ln(x-1)}{x-1}
v'=1\)

\(\lim_{x\rightarrow -\infty }\left ( \frac{\ln(x-1)^2}{x} \right )=\lim_{x\rightarrow -\infty }\left ( \frac{\frac{2\ln(x-1)}{x-1}}{1} \right )=\lim_{x\rightarrow -\infty }\left ( \frac{2\ln(x-1)}{x-1} \right )\)

Aplica-se novamente

\(u=2\ln(x-1)
v=x-1
u'=\frac{2}{x-1}
v'=1\)

\(\lim_{x\rightarrow -\infty }\left ( \frac{2\ln(x-1)}{x-1} \right )=\lim_{x\rightarrow -\infty }\left ( \frac{\frac{2}{x-1}}{1} \right )=\lim_{x\rightarrow -\infty }\left ( \frac{2}{x-1} \right )=0\)

MensagemEnviado: 15 fev 2015, 16:51 

Obrigado, foi o primeiro post, estou agora a aprender a usa LaTex.

MensagemEnviado: 16 fev 2015, 12:13 

Tenho uma questão para si: seria possível resolver o exercício sem usar a regra de Cauchy, sabendo que não posso usar essa técnica no secundário.
Obrigado

MensagemEnviado: 16 fev 2015, 15:22 

Sem o uso da regra Cauchy acho que só se pode chegar à resposta intuitivamente.

\(\ln^2(x-1)=\frac{\log^2(x-1)}{\log^2e}
x=\log(10^x)
\frac{\frac{\log^2(x-1)}{\log^2e}}{\log(10^x)}=\frac{\log^2(x-1)}{\log^2e.\log(10^x)}\)

Olhando para a expressão dá para chegar a uma conclusão que quando x tende para o infinito ou menos infinito a resposta será 0. Eu não encontrei nenhuma forma de chegar a um limite notável sem ter de usar os números complexos. Portanto acho que deve ser a única forma. Eu podia ter transformado logo o x para ln. Mas podia não ser tão intuitivo.

MensagemEnviado: 17 fev 2015, 14:31 

Registado: 17 jan 2013, 13:36
Agradeceu: 31 vezes
Foi agradecido: 1049 vezes
Parece haver um equívoco com a interpretação do enunciado... O limite a calcular é

\(\lim_{x\to -\infty} \frac{\log[(x-1)^2]}{x}\)

É necessário que o quadrado esteja dentro do logaritmo pois de outro modo o limite não faria sentido, já que x-1 é negativo quando x < 1.

MensagemEnviado: 18 fev 2015, 12:07 

Não dá equívoco, a dificuldade está aí mesmo pois \((x-1)^{2}=x^{2}-2x+1\) , e se fizermos o cálculo para \(x^{2}-2x+1>0\) concluímos que quando \(x\rightarrow -\infty\) o logarítmo tem bem soluções. Até ao desenharmos o gráfico conseguimos ver que a função tende para 0 quando
\(x\rightarrow -\infty\) . O problema está ao resolver analíticamente, tenho procurado em tudo o que é livro com limites e nunca surgiu nada desde género.
Quanto à resposta de pedrodaniel10, o método intuitivo parece-me bem, contudo em testes estou restrito aos limites notáveis do formulário de exames, e esse não admite respostas intuitivas.
Obrigado pela atenção.

MensagemEnviado: 18 fev 2015, 15:11 

Olá. Acho que cheguei a uma resolução usando os limites notáveis depois de pensar bastante neste exercício.

\(\lim_{x\rightarrow -\infty }\left (\frac{\ln ([x-1]^2)}{x} \right )=\lim_{x\rightarrow -\infty }\left (\frac{\ln ([-x+1]^2)}{x}\right )=\lim_{x\rightarrow -\infty }\left (\frac{2\ln (-x+1)}{x} \right )
=\lim_{x\rightarrow -\infty }\left (2\right ) \times \lim_{x\rightarrow -\infty }\left (\frac{\ln (-x+1)\frac{-x+1}{x}}{-x+1}\right )
=2 \times \: \: \lim_{y\rightarrow +\infty }\left (\frac{\ln (y)}{y}\right ) \times \lim_{x\rightarrow -\infty }\left (\frac{-x+1}{x}\right )
=2 \times 0 \times (-1)
=0\)

MensagemEnviado: 18 fev 2015, 15:56 

Parece-me um racicínio acertado, muito obrigado pela ajuda! Deve ter uma capacidade matemática espetacular, parabéns!

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: