Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 03 jul 2025, 16:04

Os Horários são TMG [ DST ]

Switch to mobile style

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 09 mai 2015, 11:45 

Registado: 26 dez 2014, 13:03
Agradeceu: 70 vezes
Foi agradecido: 35 vezes
Bom dia,

Se eu tiver a função \(\large f\left ( x \right )=\frac{e^{x}+3}{e^{x}}\) e quiser verificar a existência de assíntotas não verticais do gráfico de f quando \(x\rightarrow -\infty\) posso fazer da seguinte forma? -

\(\LARGE m=\lim_{x\rightarrow -\infty }\left ( \frac{\frac{e^{x}+3}{e^{x}}}{x} \right )=\frac{\lim_{x\rightarrow -\infty }\: e^{x}+3}{\lim_{x\rightarrow -\infty }\left ( \frac{e^{x}}{x} \right )}=\frac{e^{-\infty }+3}{\frac{e^{-\infty }}{-\infty }}=\frac{0+3}{\frac{0^{+}}{-\infty }}=\frac{3}{0^{-}}=-\infty\) e concluir que o gráfico de f não tem A.N.V, porque \(m\: \notin \, \mathbb{R}\) .

Ou devo desenvolver a expressão do limite a ponto de ter de levantar uma indeterminação?

\(\large m=\lim_{x\rightarrow -\infty }\left ( \frac{\frac{e^{x}+3}{e^{x}}}{x} \right )=\lim_{x\rightarrow -\infty }\left ( \frac{e^{x}+3}{x\, e^{x}} \right )=\lim_{x\rightarrow -\infty }\left [ \left ( e^{x}+3 \right )\times \frac{1}{x\, e^{x}} \right ]=\lim_{x\rightarrow-\infty }\left ( e^{x}+3 \right )\times \, \lim_{x\rightarrow -\infty }\, \frac{e^{-x}}{x}=\lim_{x\rightarrow -\infty }\left ( e^{x}+3 \right )\times \left ( -\lim_{-x\rightarrow +\infty }\: \frac{e^{-x}}{-x} \right )=\left ( e^{-\infty }+3 \right )\times \left ( -\infty \right )=3\times \left ( -\infty \right )=-\infty\)

Cheguei à mesma conclusão no final, mas não sei que método é preferível usar em exames. Queria ainda saber, se possível, se a primeira resolução está matematicamente correta e se, de facto, a propriedade do limite do quociente foi usada devidamente.
Alguém tem alguma sugestão ou comentário a fazer?

Agradeço desde já a atenção.

MensagemEnviado: 09 mai 2015, 13:40 

Registado: 11 jan 2015, 02:31
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 298 vezes
As duas resoluções estão corretas. A regra do quociente faz parte do programa bem como a sua utilização, portanto não vejo nenhum motivo para não usar.
Esta matéria dos limites torna-se muito fácil se tiver uma calculadora gráfica. Basta colocar a expressão na calculadora (se souber analisar bem gráficos) sempre se tira uma conclusão em relação à resposta do limite.

MensagemEnviado: 09 mai 2015, 14:05 

Registado: 26 dez 2014, 13:03
Agradeceu: 70 vezes
Foi agradecido: 35 vezes
Muito obrigada pela sua resposta, cedida tão prontamente. Concordo com o que disse, a calculadora gráfica pode ser deveras útil, contudo confesso que, por vezes, ainda tenho dificuldade a analisar os gráficos reproduzidos, mas tenho confiança que com prática, consiga tirar as conclusões acertadas :)
Como tenho de resolver os limites analiticamente não só uso a calculadora para verificar se o resultado está coerente com o meu, como também a uso para verificar se duas expressões são iguais, principalmente durante a resolução de limites que exigem artifícios de cálculo.

Bom fim de semana!

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: