Switch to full style
Coloque aqui todas as dúvidas que tiver sobre limites, regra de Cauchy ou L'Hopital, limites notáveis e afins
Responder

potências e raizes

13 nov 2012, 00:01

Estou procurando pela resolução de uma questão do livro 2º, sobre logaritmos, da coleção de 11 volumes do Iezzy. Trata-se da questão de B.39, como se vê na imagem em anexo. Alguém poderia me ajudar, por favor?

Vejam bem, não se trata apenas da resposta, ou seja, do valor do x, pois isso consta do gabarito do livro. O que estou tentando descobrir é a resolução desse problema.

Grande abraço!
Att,
Anexos
equacao.png

Re: potências e raizes

13 nov 2012, 13:05

É só questão de observar que \(x=\sqrt{2+\sqrt{2+\sqrt{2+\sqrt{\cdots}}}}=\sqrt{2+x}\). Logo
\(x^2 = 2+x\) (x^2=2+x). Agora é só resolver a equação quadrática e escolher a raíz positiva (deve dar 2).

Outra maneira de resolver (talvez mais rigorosa) é usar sucessões por recorrência. O que queremos encontrar é o limite da sucessão \((x_n)\) definida por \(x_{n+1}=\sqrt{2+x_n}\) e \(x_0=0\). Então,
\(x=\lim x_n=\lim x_{n+1}=\lim \sqrt{2+x_n}=\sqrt{2+\lim x_n}=\sqrt{2+x}\). Agora é resolver como em cima.

Re: potências e raizes

13 nov 2012, 13:42

Caramba, essa questão dá um nó no meu cérebro!

Ainda nao entendi muito bem, mas com certeza agora tenho uma direção na qual posso desenvolver o raciocínio. Fico-lhe muito agradecido, Rui.

Abraço
Responder