Switch to full style
Coloque aqui todas as dúvidas que tiver sobre limites, regra de Cauchy ou L'Hopital, limites notáveis e afins
Responder

Determine, se possível, "a" pertencente a R, para que exista lim f ( x ), sendo:

31 Oct 2013, 06:39

.
Anexos
2.jpg
2.jpg (17.76 KiB) Visualizado 2449 vezes

Re: Determine, se possível, "a" pertencente a R, para que exista lim f ( x ), sendo:

31 Oct 2013, 10:58

O limite existe independentemente de a. Acho que deviam era querer saber que valor de a torna essa função prolongável por continuidade.

Aí, temos

\(\lim_{x \to 2} \frac{x^2-4}{x-2}=\)
\(\lim_{x \to 2} \frac{(x-2)(x+2)}{x-2}=\)
\(\lim_{x \to 2}(x+2)=4\)

Logo a deve ser 4 para que a função seja prolongável por continuidade. O limite é sempre 4 :)

Re: Determine, se possível, "a" pertencente a R, para que exista lim f ( x ), sendo:

31 Oct 2013, 11:06

Veja bem: Se não dermos um valor para "a" o gráfico da função que está apresentada por \(f(x)=)(x^2-4)/(x-2)\) terá um buraco em f(2). Perceba que se trata de uma reta não definida em x=2. Perceba também que ao fatorar a expressão acima teremos \((x-2)(x+2)/(x-2)\) que vai gerar \(f(x)=(x+2)\)
Assim podemos analisar que f(2) na reta indicada na figura resulta 4, ou seja, o valor que deve ser atribuído a "a" fechando o buraco novamente, ou seja garantindo a continuidade. A informação do amigo Jose está correta. O limite existe independente de "a". Com este processo apenas garantimos a continuidade naquele ponto.
Anexos
limite.jpg
limite.jpg (42.82 KiB) Visualizado 2445 vezes
Responder