Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 mar 2024, 17:23

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 09 abr 2018, 02:04 
Offline

Registado: 09 abr 2018, 01:16
Mensagens: 17
Localização: Roraima
Agradeceu: 1 vez(es)
Foi agradecido: 1 vez(es)
Boa noite a todos. Preciso de ajuda para responder a seguinte questão:

Se o domínio de f for o conjunto de todos os números reais e se f for continua em 0, PROVE QUE se f(a+b)=f(a)+f(b) para todo a e b, então f será contínua em todo número.

Muitíssimo grato pela ajuda.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 09 abr 2018, 08:03 
Offline

Registado: 01 fev 2018, 11:56
Mensagens: 216
Localização: Lisboa
Agradeceu: 11 vezes
Foi agradecido: 64 vezes
Pode dizer que \(f\) é contínua no ponto \(x\) se \(\lim_{h \to 0} f(x+h) = f(x)\). Ora neste caso

\(\lim_{h \to 0} f(x+h) = \lim_{h \to 0}(f(x)+f(h)) = f(x) + \lim_{h \to 0} f(h) = f(x)+f(0)\)

Agora tem que ver que f(0)=0...


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 12 abr 2018, 21:16 
Offline

Registado: 10 nov 2017, 20:10
Mensagens: 61
Localização: lisboa
Agradeceu: 23 vezes
Foi agradecido: 2 vezes
PierreQuadrado Escreveu:
Pode dizer que \(f\) é contínua no ponto \(x\) se \(\lim_{h \to 0} f(x+h) = f(x)\). Ora neste caso

\(\lim_{h \to 0} f(x+h) = \lim_{h \to 0}(f(x)+f(h)) = f(x) + \lim_{h \to 0} f(h) = f(x)+f(0)\)

Agora tem que ver que f(0)=0...


Mas uma função f é continua num ponto h se lim (x tende para h) f(x) = f(h) mas tu apenas provaste que lim (h tende para 0) f(x+h) = f(x), o que não prova o pretendido, acho eu...


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 17 abr 2018, 21:47 
Offline

Registado: 10 nov 2017, 20:10
Mensagens: 61
Localização: lisboa
Agradeceu: 23 vezes
Foi agradecido: 2 vezes
Alguém me pode dizer como é que faz-se esta demonstração?
Acho que como o PierreQuadrado disse não se consegue provar o pretendido...


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 18 abr 2018, 00:08 
Offline

Registado: 14 dez 2011, 15:59
Mensagens: 897
Localização: Portugal
Agradeceu: 20 vezes
Foi agradecido: 373 vezes
aluno20000 Escreveu:
Alguém me pode dizer como é que faz-se esta demonstração?
Acho que como o PierreQuadrado disse não se consegue provar o pretendido...

Na verdade, se tomar um pouco de atenção ao que foi escrito verá que o PierreQuadrado demonstrou o pretendido (só faltou, e ele próprio referiu, provar que f(0)=0 para uma função aditiva). Note que, nas escolhas de variáveis que ele usou, o que ele provou foi que f é contínua em x (não em h como você leu).
Vou refazer a prova do PierreQuadrado com outras escolhas de variáveis, pode ser que o clarifique.
Sabemos que \(f(a+b)=f(a)+f(b)\) para todo o par a,b de números reais e f é contínua em 0. Queremos provar que f é contínua num qualquer ponto real p. Ou seja, queremos mostrar que se \(x\to p\) então \(f(x)\to f(p)\). Mas \(f(x)=f(p+x-p)=f(p)+f(x-p)\), logo temos que \(f(x)\to f(p)\) se e só se \(f(x-p)\to 0\) quando \(x\to p \Leftrightarrow x-p\to 0\). Mas, sendo f contínua em 0, \(f(x-p)\to f(0)\) quando \(x-p\to 0\). Portanto para finalizar a demonstração só é preciso mostrar que f(0)=0. E isso resulta da aditividade da função: \(f(a)=f(a+0)=f(a)+f(0)\Rightarrow f(0)=0\).


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 19 abr 2018, 16:34 
Offline

Registado: 10 nov 2017, 20:10
Mensagens: 61
Localização: lisboa
Agradeceu: 23 vezes
Foi agradecido: 2 vezes
Rui Carpentier Escreveu:
aluno20000 Escreveu:
Alguém me pode dizer como é que faz-se esta demonstração?
Acho que como o PierreQuadrado disse não se consegue provar o pretendido...

Na verdade, se tomar um pouco de atenção ao que foi escrito verá que o PierreQuadrado demonstrou o pretendido (só faltou, e ele próprio referiu, provar que f(0)=0 para uma função aditiva). Note que, nas escolhas de variáveis que ele usou, o que ele provou foi que f é contínua em x (não em h como você leu).
Vou refazer a prova do PierreQuadrado com outras escolhas de variáveis, pode ser que o clarifique.
Sabemos que \(f(a+b)=f(a)+f(b)\) para todo o par a,b de números reais e f é contínua em 0. Queremos provar que f é contínua num qualquer ponto real p. Ou seja, queremos mostrar que se \(x\to p\) então \(f(x)\to f(p)\). Mas \(f(x)=f(p+x-p)=f(p)+f(x-p)\), logo temos que \(f(x)\to f(p)\) se e só se \(f(x-p)\to 0\) quando \(x\to p \Leftrightarrow x-p\to 0\). Mas, sendo f contínua em 0, \(f(x-p)\to f(0)\) quando \(x-p\to 0\). Portanto para finalizar a demonstração só é preciso mostrar que f(0)=0. E isso resulta da aditividade da função: \(f(a)=f(a+0)=f(a)+f(0)\Rightarrow f(0)=0\).



Fiz agora o exercício de maneira diferente e acho que agora está certo:

lim (h→x) f(h) Mudança de variavel : y=h-x
= lim (y→0) f(y+x)
= lim (y→0) (f(y)+f(x))
= lim (y→0) f(y) + lim(y→0) f(x)
= f(0) + f(x)
= f(x)

Muito obrigado pela ajuda.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 6 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 30 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron