Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 20 jun 2025, 22:49

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 04 Oct 2013, 18:08 

Registado: 02 Oct 2013, 14:39
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Pessoal eu acho que estou com um problema de matemática básica pois não consigo visualizar certas coisas ...

Eu já tenho a questão resolvida e só quero entender como chegou ao resultado.

Achar o limite Lim de (1 - cos x)/ x^2 quando x tende a zero.

Minha solução:

Sabendo que sen^2 1/2*x = (cos x - 1)/2 tenho então que 2 sen^2 1/2*x = 1 - cos x. Substituindo na questão ficamos: 2 sen^2 1/2*x/x^2. Sei que devo retirar de alguma forma o x do denominador já que irá gerar uma indeterminação. Eu travo a partir daqui ... Help me!

Questão resolvida e minha duvida nela!
Anexo:
q18.jpg
q18.jpg [ 27.65 KiB | Visualizado 3422 vezes ]

MensagemEnviado: 05 Oct 2013, 13:27 

Registado: 21 jul 2013, 00:22
Agradeceu: 93 vezes
Foi agradecido: 340 vezes
\(\\\\\\ \lim_{x\rightarrow 0}\frac{2*sen^{2}(\frac{1}{2}x)}{x^{2}} \\\\\\ \lim_{x\rightarrow 0}\frac{\frac{1}{4}*2*sen^{2}(\frac{1}{2}x)}{\frac{1}{4}*x^{2}} \\\\\\\ \lim_{x\rightarrow 0}\frac{\frac{1}{2}*sen^{2}(\frac{1}{2}x)}{\frac{1}{4}*x^{2}} \\\\\\ \lim_{x\rightarrow 0}\frac{1}{2}*\frac{sen^{2}(\frac{1}{2}x)}{\frac{1}{4}*x^{2}} \\\\\\ \lim_{x\rightarrow 0}\frac{1}{2}*(\frac{sen(\frac{1}{2}x)}{\frac{1}{2}*x})^{2}\)

se houver dúvidas pode falar :)

MensagemEnviado: 05 Oct 2013, 16:34 

Registado: 02 Oct 2013, 14:39
Agradeceu: 2 vezes
Foi agradecido: 0 vez(es)
Boa tarde Man Utd,

Cara muito obrigado! Me desculpe por tirar essas dúvidas bestas, estou retornando aos estudos, então nem sempre fica claro para mim. Já tinha substituído por 2, x/2, trocado a variável e nada. Acabei relembrando que tenho um toque ... Não consigo fazer mais nada, estudar nada, um burro empancado!!! Quando não consigo resolver algo! huauah! E fica a pergunta pq você tomou a decisão de dividir por 1/4? E você teria alguma dica ou material de estudo para melhorar essa minha deficiência? Desde já agradeço sua atenção.

MensagemEnviado: 05 Oct 2013, 18:10 

Registado: 21 jul 2013, 00:22
Agradeceu: 93 vezes
Foi agradecido: 340 vezes
Paulo Escreveu:
Boa tarde Man Utd,

Cara muito obrigado! Me desculpe por tirar essas dúvidas bestas, estou retornando aos estudos, então nem sempre fica claro para mim. Já tinha substituído por 2, x/2, trocado a variável e nada. Acabei relembrando que tenho um toque ... Não consigo fazer mais nada, estudar nada, um burro empancado!!! Quando não consigo resolver algo! huauah! E fica a pergunta pq você tomou a decisão de dividir por 1/4? E você teria alguma dica ou material de estudo para melhorar essa minha deficiência? Desde já agradeço sua atenção.

olá :)

bem eu multipliquei por 1/4 o numerador e denominador ,percebendo que no denominador ,depois que aplicasse a regra de potência,ficaria (1/2)*x,assim tornando possivel o uso do limite notável do seno.Essa não é a única maneira de se resolver o limite,há outros modos.

Sobre uma dica de material,eu recomendo esse canal de videoaulas do youtube: https://www.youtube.com/user/LCMAquino

att mais :)

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 4 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 7 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: