Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 30 mar 2024, 08:47

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 21 jan 2015, 20:54 
Offline

Registado: 26 dez 2014, 13:03
Mensagens: 188
Localização: Portalegre
Agradeceu: 70 vezes
Foi agradecido: 35 vezes
\(\lim _{x\rightarrow -\infty }\left ( \frac{\frac{4\, x}{x\, ^{2}+1}}{\frac{x\, ^{2}}{2\, x\, ^{4}+1}} \right )\)

Olá a todos, a minha dúvida não reside no levantamento da indeterminação, mas sim no processo que me permitiu concluir que no limite indicado em cima está presente uma indeterminação do tipo \(\frac{0}{0}\).
Como é que eu sei que é este tipo de indeterminação que está presente no referido limite?

Agradeço se alguém me puder ajudar :)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 21 jan 2015, 23:50 
Offline

Registado: 24 nov 2014, 15:04
Mensagens: 369
Localização: Minas Gerais
Agradeceu: 45 vezes
Foi agradecido: 72 vezes
Oi!

Vamos analisar a primeira fração:

4 * (número negativo muito grande) --> Isso vai dar um número negativo muito grande

x² --> É um número sempre positivo --> Número muito grande positivo

Agora analisando a segunda fração:

x² --> É um número sempre positivo --> Número muito grande positivo

2x^4 + 1 --> Número muito grande sempre positivo

Ao meu ver está dando indeterminação do tipo infinito/infinito.

Vamos ver o que pessoal do fórum diz.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 22 jan 2015, 01:28 
Offline

Registado: 11 jan 2015, 02:31
Mensagens: 539
Localização: Covilhã
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 298 vezes
Vamos primeiro simplificar a fração.
\(\lim _{x\rightarrow -\infty }\left ( \frac{\frac{4\, x}{x\, ^{2}+1}}{\frac{x\, ^{2}}{2\, x\, ^{4}+1}} \right )=\lim _{x\rightarrow -\infty }\left (\frac{4(2x^{4}+1)}{x(x^2+1)}\right )\)

Agora vamos por partes. Ou seja, vamos analisar cada polinómio para tirar conclusões.

Para o numerador reparemos no termo em x. O grau de x é 4. Como é par, qualquer que seja x, \(x^{4}>0\), ou seja, assim conclui-se que o numerador quando tende para -∞ o resultado será +∞.

\(\lim _{x\rightarrow -\infty }\left (4(2x^4+1) \right )=+\infty\)


Olhando para o denominador o caso irá ser diferente. Porque se \(x\rightarrow -\infty\): \(x<0 \: \wedge \: x^2+1>0\), assim conclui-se que o resultado será negativo quando x tende para -∞.

\(\lim _{x\rightarrow -\infty }\left (x(x^2+1) \right )=-\infty\)


Comparando o denominador com o numerador reparamos que como o numerador é de grau maior que o denominador, quando x tende para +∞, o numerador vai "crescer" mais rápido que o denominador.
Sendo assim
\(\lim _{x\rightarrow -\infty }\left (\frac{4(2x^{4}+1)}{x(x^2+1)}\right )=\frac{+\infty }{-\infty }=-\infty\)

Apesar de ser um cálculo absurdo, não é propriamente uma indeterminação porque sabemos que à medida que x tende para +∞ o numerador será sempre positivo e o denominador será negativo.

Agora considerando a questão inicial da indeterminação do tipo 0/0, neste limite seria impossível. Visto que o polinómio do numerador não tem soluções reais e na forma simplificada não aparecem apenas termos em x. Por exemplo se tentarmos calcular quando \(x\rightarrow 0\)

\(\lim _{x\rightarrow 0 }\left (\frac{4(2x^{4}+1)}{x(x^2+1)}\right )=\frac{4(2\times 0^4+1)}{0(0^2+1)}=\frac{4\times 1}{0}\)

O que não é uma indeterminação 0/0. Este tipo de indeterminações acontecem em essencialmente dois casos: quando para o mesmo valor de x, seja soluções reais do numerador e do denominador ou então ter de tal forma que ao simplificar apareçam apenas termos em x (nesse caso quando x tende para 0 será 0 nas duas fazendo a tal indeterminação 0/0)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 22 jan 2015, 01:47 
Offline

Registado: 11 jan 2015, 02:31
Mensagens: 539
Localização: Covilhã
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 298 vezes
Era para colocar exemplos dos dois tipos de limites que irão dar indeterminações 0/0 perante alguns casos:
Por exemplo para o caso de apenas apresentar, quando simplificado apenas termos em x (que no fundo tem o mesmo significado que o outro exemplo) mas sabe-se sempre que quando x tende para 0 irá dar uma indeterminação.

\(\frac{(x+1)^2-1}{x}=\frac{x^2+2x}{x}\)

O que eu sei é que 0 é solução real do denominador e do numerador portanto sei que quando:

\(\lim _{x\rightarrow 0 }\left (\frac{x^2+2x}{x} \right )=\frac{0}{0}\)

O outro exemplo e no caso de aparecerem termos independentes de x, a indeterminação 0/0 apenas aparecerá se alguma das soluções reais do numerador e do denominador forem iguais.

\(\frac{x^2-6x+9}{x-3}\)

Para o polinómio \(x^2-6x+9=\)\(0\) vem \(x=3\)

Para o polinómio \(x-3=0\) vem \(x=3\)

Tendo duas soluções iguais, eu tenho a certeza que quando x tender para 3 dará uma indeterminação do tipo 0/0:

\(\lim _{x\rightarrow 3 }\left (\frac{x^2-6x+9}{x-3} \right )=\frac{0}{0}\)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 22 jan 2015, 02:14 
Offline

Registado: 11 jan 2015, 02:31
Mensagens: 539
Localização: Covilhã
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 298 vezes
Peço desculpa estar a responder por tópicos mas para mim permite-me organizar as ideias.

\(\frac{4(2x^{4}+1)}{x(x^2+1)}\) não haverá indeterminações 0/0 (como mostrado atrás)

Apesar de:

\(\frac{\frac{4\, x}{x\, ^{2}+1}}{\frac{x\, ^{2}}{2\, x\, ^{4}+1}}= \frac{4(2x^{4}+1)}{x(x^2+1)\)

Para ver as indeterminações do tipo 0/0 tem de ser separado devido a serem polinómios diferentes (no fundo o Domínio do primeiro caso não foi levado para o segundo caso, o que é um erro frequente para quando não se trabalha com o infinito, para o calculo de limites a tender para ao infinito ou menos infinito o domínio será R excepto alguns números o que torna irrelevante para o infinito e é por isso que se usa a simplificação para calcular tais limites. Mas quando se trata x a tender para 0 ou para um número finito pequeno, o mesmo já não será verdade como vamos ver):
Como disse anteriormente, as indeterminações 0/0 aparecem se as soluções reais (caso existam) do numerador e do numerador seja igual. Então é o que vamos fazer.

\(\frac{4x}{x^2+1}=0\), solução: \(x=0\)

\(\frac{x^2}{2x^4+1}=0\), solução: \(x=0\)

Então:

\(\lim _{x\rightarrow 0 }\left ( \frac{\frac{4\, x}{x\, ^{2}+1}}{\frac{x\, ^{2}}{2\, x\, ^{4}+1}} \right )=\frac{0}{0}\)


Espero ter ajudado :)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 22 jan 2015, 03:11 
Offline

Registado: 26 dez 2014, 13:03
Mensagens: 188
Localização: Portalegre
Agradeceu: 70 vezes
Foi agradecido: 35 vezes
Boa noite, agradeço imenso pelas respostas dadas!
Pedrodaniel, a sua explicação foi de grande ajuda porque me permitiu reconhecer que o erro está na fonte de onde retirei o exercício.
E o mais importante fiquei com uma noção de como analisar limites. Apenas não entendi o porquê de quando x tende para mais infinito o numerador crescer mais rápido do que o denominador. Será que me podia explicar isto em detalhe?
Peço desculpa pelo incómodo. Obrigada


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 22 jan 2015, 16:46 
Offline

Registado: 11 jan 2015, 02:31
Mensagens: 539
Localização: Covilhã
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 298 vezes
Como sabemos que o numerador "cresce" mais depressa que o denominador:
De um ponto de vista de matemática informal, peguemos num número grande finito (dentro do limite das calculadoras) como 10 000 e 11 000 e calculemos para o polinómio do numerador P(N) e do denominador P(D)

Para o P(N) x=10 000 e x=11 000
\(P(N)=4(2x^4+1)=4(2\times 10000^4+1)=8\times 10^{16}\)

\(P(N)=4(2x^4+1)=4(2\times 11000^4+1)=11,7\times 10^{16}\)


Para o P(D) x=10 000 e x=11 000
\(P(D)=x(x^2+1)=10000(10000^2+1)=1\times 10^{12}\)

\(P(D)=x(x^2+1)=11000(11000^2+1)=1,33\times 10^{12}\)


No mesmo intervalo, P(N) cresceu mais que P(D). Mantendo as grandezas, enquando P(N) passou de 8 para 11.7, P(D) passou de 1 para 1.33

Eu não frisei isto mas este foi o motivo principal de considerar que a expressão quando x tendia para menos infinito, a expressão tendia também para - infinito.

Por si só \(\frac{+\infty }{-\infty }\) não significa nada matematicamente, e é apenas uma indeterminação.

Agora pergunta, sendo assim porque utilizei esse cálculo absurdo e não considerei como uma indeterminação.
Simples, por quando se está a calcular um limite, tem de se ter atenção às expressões que estão presentes
E sabendo que quando \(x\rightarrow -\infty\),
--> P(D) é negativo e P(N) é positivo (o resultado é obviamente um número negativo)
--> P(N)>P(D) (Se o numerador será sempre maior que denominador então quanto maior for x, maior vai ser o resultado da expressão, assim vai para o infinito)

Então vai tender para o infinito e vai ser negativo, logo vai tender para menos infinito.


Observe-se que se trocarmos os polinómios: \(\frac{P(D)}{P(N)}\)
Quando \(x\rightarrow -\infty\)

Teriamos algo como \(\frac{-\infty }{+\infty }\) e isto não irá dar certamente menos infinito, mas sim 0.

Por si só é uma indeterminação infinito/infinito tal como disse o colega Estudioso


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 22 jan 2015, 18:41 
Offline

Registado: 26 dez 2014, 13:03
Mensagens: 188
Localização: Portalegre
Agradeceu: 70 vezes
Foi agradecido: 35 vezes
Obrigada Estudioso e pedrodaniel por terem esclarecido na totalidade esta questão!


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 8 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron