11 jun 2013, 16:03
Boa tarde, senhores.
Poderiam, por gentileza, me ajudar com a resolução de dois limites?
Limite é uma matéria que requer um conhecimento muito lá do passado, no ensino médio.
Estou encontrando uma certa dificuldade em resolver os seguintes cálculos:
lim X²+1
x-> 1 X²-X
lim 2X
x-> 3+ X-3
Muito obrigado a todos.
11 jun 2013, 17:02
Assumo que queira
\(\lim_{x \to 1} \frac{x^2+1}{x^2-x)}\)
\(\lim_{x \to 1} \frac{x^2+1}{x(x-1)}\)
O numerador tende para 2, mas o denominador tende para 0, logo terá um limite à esquerda de 1 de \(-\infty\) e à direita de \(+\infty\)
11 jun 2013, 17:04
O outro é similar, mas aproximando de 3 por números superiores a 3. Logo o limite é \(6/0^+ = +\infty\)
11 jun 2013, 17:31
josesousa Escreveu:Assumo que queira
\(\lim_{x \to 1} \frac{x^2+1}{x^2-x)}\)
\(\lim_{x \to 1} \frac{x^2+1}{x(x-1)}\)
O numerador tende para 2, mas o denominador tende para 0, logo terá um limite à esquerda de 1 de \(-\infty\) e à direita de \(+\infty\)
Boa tarde, josesousa.
Poderia, por favor, mostrar como você chegou até essa resposta?
Muito obrigado pela resposta.
11 jun 2013, 17:48
No denominador tem de ver o termo (x-1). Se estudamos o limite quando x tende para um por números inferiosres a 1, (x-1) é aproximadamente 0⁻, ou seja, negativo mas muito perto de 0. Se nos aproximamos por números superiores a 1, (x-1) é pouco maior que 0 sempre. 1/0⁺ é infinito.
11 jun 2013, 19:12
josesousa Escreveu:No denominador tem de ver o termo (x-1). Se estudamos o limite quando x tende para um por números inferiosres a 1, (x-1) é aproximadamente 0⁻, ou seja, negativo mas muito perto de 0. Se nos aproximamos por números superiores a 1, (x-1) é pouco maior que 0 sempre. 1/0⁺ é infinito.
Entendi, é realmente uma matéria que requer um conhecimento que eu não tenho.
Mas consegui entender esse, muito obrigado cara.
Uma otima tarde.