Switch to full style
Responder

Inclinação da linha no plano cartesiano

21 jun 2013, 13:44

Olá!

Tenho 2 pares ordenados, (3,2) e (-1,-5)… Para calcular a inclinação eu faço y2-y1 e x2-x1, correto? Se eu inverter a ordem dos pontos o resultado teria que ser o mesmo, ou não necessariamente? Digamos que eu comece do -1,-5 indo pro 3,2... O valor fica o mesmo, 7/4, só que fica negativo, no outro caso fica positivo... Não teria que ser exatamente o mesmo resultado?

Obrigado,
Cleverson

Re: Inclinação da linha no plano cartesiano

21 jun 2013, 14:50

Não, é como numa subida: se fores em direção contrária, desces. Se numa direção vais pare este, noutra vais para oeste :)

21 jun 2013, 15:06

josesousa Escreveu:Não, é como numa subida: se fores em direção contrária, desces. Se numa direção vais pare este, noutra vais para oeste :)

Entendo, mas não seria uma regra, que independente da ordem que eu pegar os pares eles deveriam ter o mesmo resultado??

21 jun 2013, 15:55

Cleversou Escreveu:
josesousa Escreveu:Não, é como numa subida: se fores em direção contrária, desces. Se numa direção vais pare este, noutra vais para oeste :)

Entendo, mas não seria uma regra, que independente da ordem que eu pegar os pares eles deveriam ter o mesmo resultado??

Acredito, se o prezado José Sousa permite e concorda, Cleversou, que a idéia é justamente a de se saber a diferença, isto é o próprio coeficiente angular, se é positivo ou negativo.

É uma medida que mostra a inclinação da curva num ponto considerado.

Uma reta que tangencia a resposta da função num ponto da curva pode 'cair' para a direita, ou para a esquerda, dependendo do cálculo que você fez, com números diversos.

Se o coeficiente (razão da diferença das coordenadas) é positivo, a curva é ascendente e a tangente 'cai' para a direita; se negativo, o contrário para ambos.

Se o coeficiente resultar zero, é porque a tangente é horizontal. Graficamente você pode ver o valor da função no ponto. Pode ter a abcissa mais alta ou a mais baixa neste caso (matéria de máximos e mínimos).

Sobre sua pergunta final, talvez você esteja confundindo limites laterais com regras do coeficiente angular. Seria isto?

Abração
Mauro
Responder