gabiprotista Escreveu:Como se monta as seguintes equações nos problemas:
Peguei a idade que tinha quando me casei, subitrai 3,dividi o resultado por 6, somei com um terço dessa idade e obtive 10 como resultado final. Com quantos anos casei?
Em uma classe há 40 alunos.O número de meninas é igual a tres quintos do numero de meninos. Quantas meninas? Quantos meninos?
Obrigada a quem responder!!
Cara gabiprotista,
para se montar um problema assim, você vai lendo e vai escrevendo. Para começar, não se preocupe em entender o que se lê, mas apenas vá anotando, deixando para o fim a tarefa de raciocinar.
Vá lendo e vá escrevendo. O dado que você não souber, aquele mais obscuro, ponha um 'x' para o seu lugar.
Por exemplo,
"Peguei a idade que tinha quando me casei"
Que idade será esta? Não sei...
idade com que me casei: x
"subtraí 3"
Subtraiu 3 de quê? da idade com que me casei, que é 'x'.
\(x-3\)
"dividi o resultado por 6"
O que que eu dividi por 6? Dividi x-3 por 6, pois fala que o resultado anterior é que serve de base
\(\frac{x-3}{6}\)
"somei com um terço dessa idade"
Aqui me parece ambíguo, mas, nos atendo tão-somente ao que está escrito, 'dessa idade' sugere ser a data em que me casei, que é x.
\(\frac{x-3}{6}+\frac{x}{3}\)
"obtive 10 como resultado final"
\(\frac{x-3}{6}+\frac{x}{3}=10\)
Fazendo a álgebra necessária
\(\frac{x-3}{6}+\frac{x}{3}=\frac{10}{1}\)
Continuando
\((x-3)+2x=60\)
que segue em
\(3x=60+3\)
e que termina com
\(x=21\)
Para o segundo problema, faça o mesmo. O dado mais obscuro, no caso, é a quantidade de meninos. A quantidade de meninas não é tão oculta, pois já fala de uma correspondência clara, matemática, com a quantidade de meninos. A quantidade de meninos, então, é que será o seu 'x'.
Abração,
Mauro