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Equação de 1º grau (2)

14 ago 2013, 11:36

Como se monta as seguintes equações nos problemas:


Peguei a idade que tinha quando me casei, subitrai 3,dividi o resultado por 6, somei com um terço dessa idade e obtive 10 como resultado final. Com quantos anos casei?

Em uma classe há 40 alunos.O número de meninas é igual a tres quintos do numero de meninos. Quantas meninas? Quantos meninos?


Obrigada a quem responder!!

Re: Equação de 1º grau (2)

14 ago 2013, 12:18

gabiprotista Escreveu:Como se monta as seguintes equações nos problemas:


Peguei a idade que tinha quando me casei, subitrai 3,dividi o resultado por 6, somei com um terço dessa idade e obtive 10 como resultado final. Com quantos anos casei?

Em uma classe há 40 alunos.O número de meninas é igual a tres quintos do numero de meninos. Quantas meninas? Quantos meninos?


Obrigada a quem responder!!


Cara gabiprotista,
para se montar um problema assim, você vai lendo e vai escrevendo. Para começar, não se preocupe em entender o que se lê, mas apenas vá anotando, deixando para o fim a tarefa de raciocinar.
Vá lendo e vá escrevendo. O dado que você não souber, aquele mais obscuro, ponha um 'x' para o seu lugar.

Por exemplo,

"Peguei a idade que tinha quando me casei"
Que idade será esta? Não sei...

idade com que me casei: x

"subtraí 3"

Subtraiu 3 de quê? da idade com que me casei, que é 'x'.
\(x-3\)

"dividi o resultado por 6"
O que que eu dividi por 6? Dividi x-3 por 6, pois fala que o resultado anterior é que serve de base

\(\frac{x-3}{6}\)

"somei com um terço dessa idade"

Aqui me parece ambíguo, mas, nos atendo tão-somente ao que está escrito, 'dessa idade' sugere ser a data em que me casei, que é x.

\(\frac{x-3}{6}+\frac{x}{3}\)

"obtive 10 como resultado final"

\(\frac{x-3}{6}+\frac{x}{3}=10\)

Fazendo a álgebra necessária

\(\frac{x-3}{6}+\frac{x}{3}=\frac{10}{1}\)

Continuando

\((x-3)+2x=60\)

que segue em

\(3x=60+3\)

e que termina com

\(x=21\)


Para o segundo problema, faça o mesmo. O dado mais obscuro, no caso, é a quantidade de meninos. A quantidade de meninas não é tão oculta, pois já fala de uma correspondência clara, matemática, com a quantidade de meninos. A quantidade de meninos, então, é que será o seu 'x'.

Abração,
Mauro

Re: Equação de 1º grau (2)

15 ago 2013, 11:36

Muito obrigada Mauro!!! :)
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