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Algebra elementar

08 fev 2014, 18:16

Considera o conjunto { 0, 2, 4, 6, 8} e as seguintes relações nele definidas:
a)"é menor que "
b)"é menor ou igual a"
c)x + y <=4
d)"é o dobro de"
Indica as propriedades de cada uma das relações

Re: Algebra elementar

14 fev 2014, 18:36

Boa tarde,

Você, por favor, poderia dar mais alguma informação ou se tiver um enunciado mais elucidativo pois, não consegui entender examente o que ser com "propriedades". Seria dizer se no conjunto dado as relações são reflexivas, simétricas ou transitivas?

Re: Algebra elementar

16 fev 2014, 23:02

Então ...

Para não deixar a questão sem alguma resposta vou ajudar no item a) seguindo a minha suposição sobre "propriedades":

helena Escreveu:Considera o conjunto { 0, 2, 4, 6, 8} e as seguintes relações nele definidas:
a)"é menor que "


Inicialmente vamos montar uma tabelinha com a relação "é menor que " (<) no conjunto dado:
\(\begin{matrix} (<)& 0 & 2 & 4 & 6 & 8\\ 0 & \circ & \bullet & \bullet & \bullet & \bullet\\ 2 & \circ & \circ & \bullet & \bullet & \bullet\\ 4 & \circ & \circ & \circ & \bullet & \bullet\\ 6 & \circ & \circ & \circ & \circ & \bullet\\ 8 & \circ & \circ & \circ & \circ & \circ \end{matrix}\)

Acima: \(\bullet\) indica que o par satisfaz a relação. \(\circ\) indica que o par não satisfaz a relação.

Agora vamos às propriedades mais comuns:

Reflexiva: Para qualquer valor \(x\) pertencente ao conjunto devemos ter: \(x \lt x\), logo a relação não é reflexiva.

Simétrica: Para quaisquer valores \(x,y\) pertencentes ao conjunto devemos ter: se \(x \lt y\) então \(y \lt x\), logo a relação não é simétrica.

Transitiva: Para quaisquer valores \(x,y,z\) pertencentes ao conjunto devemos ter: se \(x \lt y\) e \(y \lt z\) então \(x \lt z\), logo a relação é transitiva.

Re: Algebra elementar-agradecer

19 fev 2014, 18:17

Muito obrigada!
São essas propriedades. Percebi muito bem a sua explicação.
Se puder referir-se às outras alíneas, agradeço-lhe!

Re: Algebra elementar

25 fev 2014, 01:11

Olá, boa noite.

Veja que não é tão complicado, apenas um pouco trabalhoso.

Por exemplo, a alínea b) segue como a a), basta copiar a tabela como está para o primeiro caso e preencher as bolinhas brancas (ficarão pretas) da diagonal principal da tabela.
Depois disso, é necessário analisar os pares marcados e verificar se estão de acordo com as propriedades.

Para um melhor aprendizado, o ideal é tentar desenvolver os itens usando um raciocínio parecido com o exposto acima ou outro que julgar mais conveniente.

Re: Algebra elementar agradecer

25 fev 2014, 16:23

Muito obrigada pela sua ajuda.
Consegui compreender as outras alíneas, e já as resolvi.
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