Switch to full style
Responder

Média Ponderada calcular a Nota de um aluno

25 set 2014, 23:45

Preciso de ajuda nessa questão de média

Uma escola adota para o sistema de nota a média ponderada. Sabe-se que o primeiro exame teve peso 1 o segundo bimestre teve peso 2 e a média do terceiro bimestre de um determinado aluno foi 6 e do quarto bimestre foi 8. Qual foi a nota que esse aluno teve no primeiro e segundo bimestre?

Agradeceria quem pudesse me ajudar.

Re: Média Ponderada calcular a Nota de um aluno

28 set 2014, 23:26

Olhei esse enunciado e ao que parece tá faltando alguma premissa. Você poderia, por favor, confirmar ou completar pra gente?

03 Oct 2014, 19:35

Oi

Desculpe-me realmente estava faltando coisas na questão. Gostaria de apender a resolver.

Uma escola adota para o sistema de nota a média ponderada. Considerando que o peso das notas esteja relacionado ao bimestre em questão sabe-se que o primeiro bimestre teve peso 1 o segundo bimestre teve peso 2 e a média do terceiro bimestre de um determinado aluno desta escola foi 6 e do quarto bimestre foi 8. Qual foi a nota que esse aluno obteve no terceiro e quarto bimestre?

Obrigada

06 Oct 2014, 17:09

Boa tarde marcia.

Vou abordar a questão tal como estou entendendo-a.

marcia Escreveu:Considerando que o peso das notas esteja relacionado ao bimestre em questão

Nesse caso para o terceiro e quarto bimestres os pesos seriam 3 e 4 respectivamente. Assim:

Terceiro bi: média \(6 = N_3 \times 3\) ou seja \(N_3 = 2\).

Quarto bi: média \(8 = N_4 \times 4\) ou seja \(N_4 = 2\).

06 Oct 2014, 20:08

Oi, Obrigada pela ajuda

Será que você poderia detalhar melhor, por favor. Foi necessário usar a fórmula de média ponderada?

Pensei mais ou menos nisso:

Exemplo: 1*1+2*2+3x = 6 ..... não sei se está correto.

Obrigada

06 Oct 2014, 20:49

Oi,

A bem da verdade, achei o enunciado bem estranho - se você observar a primeira versão que postou e a última verá que não há grande diferença entre os enunciados. Mas posso não estar enganado na abordagem ao problema.

O raciocínio que usei foi que se a nota tem peso então eu multiplico por este peso a nota para obter a média do bimestre.

Por exemplo, no terceiro bimestre se a média é 6 então a nota x 3 = 6 o que deu 2 de nota.

Eu não usei a média ponderada.

07 Oct 2014, 10:51

"#$#%

Perdi mais de meia hora escrever um post para este thread e perdi-o por a minha sessão expirar :(

Marcia não falta no enunciado as notas dos primeiros bimestres?

Nesse post explicava como calcular as notas dos últimos bimestres com o auxílio das notas dos primeiros bimestres através dum sistema de equações.
Responder