Switch to full style
Responder

Por gentileza, alguém poderia me auxiliar na resolução de alguns cálculos ? Desde já obrigado !  [resolvida]

25 jan 2015, 23:05

exercicio 1F.jpg
QUESTÃO 8
exercicio 1F.jpg (15.16 KiB) Visualizado 2435 vezes
Anexos
exercicio 23.jpg
QUESTÃO 23
exercicio 23.jpg (14.62 KiB) Visualizado 2435 vezes
exercicio 1D.jpg
QUESTÃO 12
exercicio 1D.jpg (10.35 KiB) Visualizado 2435 vezes

Re: Por gentileza, alguém poderia me auxiliar na resolução de alguns cálculos ? Desde já obrigado !

26 jan 2015, 21:27

Uma das regras do forum é uma pergunta por tópico. Vou só responder a primeira.

Como \(A\cup B\supset A\) e \(A\cup B\supset B\) temos pela definição de X que \(A\cup B\supset X\).
Por outro lado, se \(x\in A\cup B\) então \(x\in A\) ou \(x\in B\), em ambos os casos \(x\in X\) pois \(A\subset X\) e \(B\subset X\). Portanto \(A\cup B\subset X\).
Sai então da dupla inclusão que \(X=A\cup B\).

Re: Por gentileza, alguém poderia me auxiliar na resolução de alguns cálculos ? Desde já obrigado !

26 jan 2015, 21:51

Vou tentar ajudar na terceira questão

y +1 ≤ 6 é equivalente a y ≤ 5

y pertence ao conjunto E se estiver compreendido entre valores iguais ou inferiores a 5 que pertençam ao conjunto E, logo devemos restringir o conjunto E, de modo, a obtermos um conjunto de valores que respeitem a interseção do intervalo de y com o conjunto E. O resultado é um novo conjunto {1,2,3,4,5}. Então, e seguindo as indicações do enunciado quando nos diz que F={y∊ E}, afirmamos que F é igual ao conjunto que acabámos de determinar. Como pretendemos o complementar de F devemos considerar os valores que ao serem adicionais ao conjunto F nos dão o espaço amostral (conjunto que engloba todos os valores possíveis) que é, por sua vez, o conjunto E, ou seja, complementar de F={6,7,8}

Espero ter ajudado, contudo não sei se terei sido clara o suficiente. Qualquer dúvida, disponha.

26 jan 2015, 22:04

A segunda questão também é simples. Se o número for racional então f(x)=1, se o número for irracional f(x)=x+1

f(3): 3 é um número racional logo, f(3)=1

f(√5): √5 é um número irracional logo, f(√5)=1+√5

f(π): π é um número irracional logo, f(π)=π+1

f(-376/8489): -376/8489 é um número racional logo, f(-376/8489)=1

f(e): e é um número irracional logo, f(e)=e+1
Responder