12 jan 2016, 20:10
Um jardineiro constrói um canteiro rectangular com 108m2 de área. No retângulo quer fazer uma vedação em forma de elipse, para tal fixa as extremidades de uma corda com 12 m de comprimento, a duas estacas. De quantos metros de rede irá precisar?
Podem ajudar-me? Obrigado
21 jan 2016, 13:09
Este é o enunciado completo? Apenas com esta informação não é possível garantir que a elipse assim desenhada permaneça dentro do rectangulo... Mesmo esquecendo o rectangulo, a determinação do perímetro de uma elipse não pode ser feito de um modo simples a partir da medida dos semi-eixos... Estudou alguma das fórmulas de aproximação do perimetro de uma elipse?
Dos dados do problema, resulta que o eixo maior deve ter medida 12. No entanto, sem saber a distancia entre as duas estacas, não fica fixado o valor do perímetro, que poderá variar entre 24 (quando o foco se aproxima do semi-eixo maior) e \(12 \pi\) quando o foco coincide com o centro.
Podemos ainda ver como a questão da área do rectangulo vai influenciar a resposta... Se um dos lados do rectangulo tiver medida 12, o outro lado deverá medir 9 (para que a área seja 108). Deste modo, vemos que o semi-eixo menor da elipse será no máximo 4.5, o que corresponde a um foco situado a \(3 \sqrt{7}/2\) do centro. O perímetro correspondente é aproximadamente 33.1552.
A resposta, com os dados disponíveis é portanto que precisará, no máximo, de 33.1552 m de rede e no mínimo 24.
22 jan 2016, 23:15
semieixo maior:
\(a = \frac{12}{2} = 6m\)
semieixo menor:
\(b = \frac{108}{12.2} = 4,5m\)
\(c^2 = 6^2 - 4,5^2
c = 3,97m\)
excentricidade:
\(e = \frac{c}{a}
e = 0,66\)
comprimento minimo da rede:
\(L \simeq \pi.a(2-\frac{e^2}{2}-\frac{3e^4}{32}-\frac{5e^6}{128})
L \simeq 33,16m\)
Powered by phpBB © phpBB Group.
phpBB Mobile / SEO by Artodia.