Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 abr 2024, 09:23

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 24 dez 2016, 20:51 
Offline

Registado: 24 dez 2016, 20:36
Mensagens: 1
Localização: Petrolina
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Estou estudando C++ (linguagem desktop) e preciso de ajuda para criar um programa, se eu conseguir eu posto os resultados aqui.
O programa é para criar uma distribuição de carga horaria para professores. Os valores que estou pedindo no programa são:
Quantidade de aulas por DIA
Quantidade de aulas por SEMANA
Quantidade TOTAL de professores disponiveis (talvez nem seja necessário)
Quantidade de materias. (Ex: O usuario quer fazer um horario para o ensino fundamental e ele informa que tem 8 matérias: matemática, português, ciência, geografia, historia, ed.fisica, arte, inglês.)
Quantidade de TURMAS, no caso, quantidade de turmas para aquele horario.
O que eu to pedindo ajuda de vocês aqui é: Como eu posso calcular isso para criar um horario de aula, lembrando que: Não podem haver maior quantidade de aula na mesma hora que a quantidade de professores, exemplo: existem 3 professores de matematica, logo, apenas 3 turmas podem ter matematica ao mesmo tempo, se houver mais, uma turma vai ficar sem professor.

Toda ajuda é bem vinda :)
Se eu postei em área errada, me desculpem, primeiro post.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 27 dez 2016, 20:10 
Offline

Registado: 11 jan 2015, 02:31
Mensagens: 539
Localização: Covilhã
Agradeceu: 7 vezes
Foi agradecido: 298 vezes
Este é um problema NP-completo. Existem bons algoritmos para a criação de horários espalhados por toda a internet. É necessário pesquisar. Mas este problema exige um algoritmo complexo e para implementar é necessário ter um conhecimento razoável na área da algoritmia, estrutura de dados e teoria dos grafos. Se está a tentar fazer de raiz sem pesquisar posso avançar que é um problema bastante difícil, pelo menos no que toca à eficiência. Trocado por miúdos o algoritmo mais simples de se programar é testar cada possibilidade uma a uma e verificar se é uma possibilidade viável. No entanto é o pior em termos de eficiência.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 208 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: