Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 mar 2024, 22:04

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 30 ago 2018, 01:17 
Offline

Registado: 30 ago 2018, 00:31
Mensagens: 4
Localização: Brasil
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá, gostaria de pedir ajuda de vcs. Meu professor passou uma lista de exercícios de demonstrações matemáticas por prova direta, porém eu estou travado em um dos exercícios. Poderia me explicar como resolver ele. Agradeço desde já.
Enunciado: Mostre que a diferença de dois quadrados perfeitos consecutivos é ímpar.
Segundo Enunciado: Mostre que para todo inteiro n e m, se n − m é par então n3 − m3 é par. [Dica: Divida (n3 − m3) por (n − m) e descubra que (n3 − m3) = (n − m)(n2 + nm + m)].
Nesse segundo caso eu tentei fazer dessa maneira: n-m=2k; multiplicado tudo por 3 nos dois lados da igualdade ficaria 3n-3m=6k. Colocando o 6k em evidência teria 2(3.k), ou seja, um inteiro vezes 2, que vai ser par. Só que no enunciado ele falou essa dica que me deixou um pouco confuso.
Terceiro Enunciado: Mostre que se x é irracional, então 1/x tbm é irracional. Nesse terceiro caso o professor falou que seria melhor usar contra-positiva.
Agradeço desde já pela ajuda


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 30 ago 2018, 19:27 
Offline

Registado: 14 dez 2011, 15:59
Mensagens: 897
Localização: Portugal
Agradeceu: 20 vezes
Foi agradecido: 373 vezes
Sugestões:
Para o 1º enunciado: Veja quanto dá \((n+1)^2-n^2\).
Para o 2º enunciado: Creio que se trata de \(n^3-m^3\) e não \(3n-3m\). Note que \(n^3-m^3 = (n-m)(n^2+nm+m^2)\) e um múltiplo de um par é um par.
Para o 3º enunciado: Se 1/x fosse racional (1/x = n/m) então x também seria racional: x = m/n.


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 76 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para:  
cron