Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 28 mar 2024, 22:57

Os Horários são TMG [ DST ]




Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título da Pergunta: Combinação de moedas de 5 e 2
MensagemEnviado: 15 mar 2017, 22:16 
Offline

Registado: 15 mar 2017, 22:09
Mensagens: 4
Localização: Sao paulo
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Pessoal, boa tarde. Podem por favor me ajudar com a pergunta abaixo? Se possível, gostaria de métodos que possam ser aplicados em até dois minutos e sem calculadora. Obrigado!


1)Mateus está viajando por um país onde as moedas são emitidas em apenas dois valores, 2¢ e 5¢, as quais são feitas em ferro e cobre, respectivamente. Se Mateus tem dez moedas de ferro e dez moedas de cobre, quantas somas diferentes entre 1¢ e 70¢ ele pode fazer com uma combinação entre suas moedas (RESPOSTA LETRA A)

A) 66

B) 67

C) 68

D) 69

E) 70

Partindo do raciocínio que não é possível formar 1 e 3 com as moedas (nem como resto) poderíamos cortar o 1, 3, 67 e 69 e assim acertar a questão. Mas existe algum outro método? Algum modelo ou algo do tipo? Não estou muito confiante em meu método porque ele não seria válido em alguma questão mais complicada/complexa.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 17 mar 2017, 11:21 
Offline

Registado: 05 jan 2011, 12:35
Mensagens: 2235
Localização: Lisboa
Agradeceu: 683 vezes
Foi agradecido: 346 vezes
Formulando

\(n\) - número de moedas de ferro, \(n\in [1,10]\)
\(k\) - número de moedas de cobre, \(k\in [1,10]\)

\(n,k \in N\)

ou seja, \(n\) e \(k\) são números naturais, cada um estando entre 1 e 10 inclusive

logo a soma é

\(s=2n+5k\)

repare agora que entre \(n\) e \(k\) tem 10x10=100 possíveis casos (pode ter n=1 e k entre 1 e 10; n=2 e k entre 1 e 10 e assim sucessivamente). Mas há casos onde a soma ultrapassa os 70. Ache esses casos, e a resposta está na diferença entre 100 e esse valor.

_________________
João Pimentel Ferreira
 
Partilhe dúvidas e resultados, ajude a comunidade com a sua pergunta!
Não lhe dês o peixe, ensina-o a pescar (provérbio chinês)
Fortalecemos a quem ajudamos pouco, mas prejudicamos se ajudarmos muito (pensamento budista)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 17 mar 2017, 11:31 
Offline

Registado: 17 jan 2013, 13:36
Mensagens: 2487
Localização: Lisboa
Agradeceu: 31 vezes
Foi agradecido: 1049 vezes
Quais os casos onde a soma ultrapassa os 70? Se usar as moedas todas obtém precisamente 70...


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 17 mar 2017, 11:49 
Offline

Registado: 15 mar 2017, 22:09
Mensagens: 4
Localização: Sao paulo
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá, bom dia e obrigado pela resposta!

Acho que existem dois problemas com esse raciocínio, o primeiro deles é não considerar o 0 como um possível valor de N e K, e assim desconsiderando dois valores. O segundo é não desconsiderar valores iguais, como por exemplo 5 moedas de ferro e 3 de cobre ou 10 moedas de ferro e 1 de cobre. Acredito que n verdade, ao invés de encontrar os casos onde a soma ultrapasse 70 (não existem visto que o maior número possível de moedas de ferro + o maior número possível de moedas de cobre = 70) deve-se encontrar os casos onde os valores se repetem e subtraí-los das 100 possíveis combinações.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 17 mar 2017, 11:52 
Offline

Registado: 17 jan 2013, 13:36
Mensagens: 2487
Localização: Lisboa
Agradeceu: 31 vezes
Foi agradecido: 1049 vezes
Pretendemos resolver a equação diofantina \(2x + 5y = n\)... De certo modo saber para que quantias \(n\) encontramos números inteiros \(x,y\) nas condições pretendidas. Ora, esta equação têm soluções se e só se mdc(2,5) dividir n, o que acontece sempre, já que mdc(2,5)=1. As soluções serão da forma

\(x = -2n + 5t, \qquad y = n - 2t\).

Neste caso, queremos ainda que x,y sejam positivos, pelo que devemos ter

\(-2n+5t \ge 0, \qquad n - 2t \ge 0 \Leftrightarrow \frac 25 n \leq t \leq \frac n2\).

Então, teremos soluções positivas se existir algum número inteiro t no intervalo \([\frac 25 n, \frac n2 ]\), o que acontece de certeza se \(\frac n2 - \frac 25 n \ge 1\), isto é, se \(n \ge 10\). Assim, todas as somas maiores ou iguais que 10 podem ser obtidas. Além disso, algumas somas inferiores a 10 também podem ser obtidas. A resposta será então 61 + 6 =67.


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 19 mar 2017, 19:52 
Offline

Registado: 05 jan 2011, 12:35
Mensagens: 2235
Localização: Lisboa
Agradeceu: 683 vezes
Foi agradecido: 346 vezes
Muito obrigado caro Sobolev. Você é um génio :)

De facto caro Bart não tinha reparado que havia várias combinações de moedas que davam a mesma soma.

_________________
João Pimentel Ferreira
 
Partilhe dúvidas e resultados, ajude a comunidade com a sua pergunta!
Não lhe dês o peixe, ensina-o a pescar (provérbio chinês)
Fortalecemos a quem ajudamos pouco, mas prejudicamos se ajudarmos muito (pensamento budista)


Topo
 Perfil  
 
MensagemEnviado: 21 fev 2019, 06:26 
Offline

Registado: 21 fev 2019, 06:11
Mensagens: 1
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olha.. na verdade eu não sou matemático, mas posso afirmar que meus colegas acima responderam incorretamente.
Releiam o enunciado: Resolver em até 2 minutos e a resposta é A:66

De fato, as somas podem ser obtidas de diversas formas. Como nós temos 2c x 10 e 5c x 10, podemos somar até 70c correto?
Então, podemos obter todos os números pares e multiplos de 5 com toda certeza entre 2 e 70. O que temos que perguntar é: quais números eu não posso obter a soma de 1 a 70?
a resposta é fácil:
Começando por baixo, não podemos obter 1 e 3, porque são menores que 5 e não são multiplos de 2. Ai já eliminamos as alternativas D e E.
Olhando pelo final, como já sabemos que podemos ter todos os pares, vamos olhar os ímpares. Resulta que 67 e 69 também não podem ser obtidos. Porque o máximo de combinação ímpar que temos é 2c x 10 = 20 e 5c x 9 = 45 , é 20+45 = 65
Entao de 1 a 70, não podemos obter 1,3,67 e 69. Resposta é 66 (A)

---------------------
Gabriel Kenji


Topo
 Perfil  
 
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 7 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]


Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 43 visitantes


Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: