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Passageiros dos ônibus https://forumdematematica.org/viewtopic.php?f=70&t=1583 |
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Autor: | andesonsouza [ 16 jan 2013, 23:08 ] |
Título da Pergunta: | Passageiros dos ônibus |
PROBLEMA: Numa excursão, 130 pessoas foram distribuídas em três ônibus. No primeiro ônibus foram 7 pessoas a mais do que no segundo, e neste foram 3 pessoas a mais do que no terceiro ônibus. Quantas pessoas viajaram em cada ônibus? Sei que a resolução se dá desta maneira: x= primeiro y=segundo z=terceiro x=y+7 y= z+3 dai z= y-3 temos que x+y+z=130 substituindo x e z em função de y y+7+y+y-3=130 3y=126 y= 43 x= 49 z= 42 Contudo, este exercício é de um livro da 5ª série (6º ano) e na parte que ele este exercício se encontra, não foi visto multiplicação nem divisão, muito menos variáveis. Logo, este problema deve ser resolvido com o que até este ponto foi visto: adição e subtração, bem como as propriedades de ambas e a relação fundamental da subtração. Minha dúvida é: tem como resolver este exercício só com o conhecimento das propriedades da adição e subtração, sem usar variáveis, como fiz acima? Ou, será que foi erro dos autores dos livros? Desde já agradeço a quem me esclarecer. |
Autor: | danjr5 [ 16 jan 2013, 23:42 ] |
Título da Pergunta: | Re: Passageiros dos ônibus [resolvida] |
Anderson, seja bem-vindo! Seu raciocínio foi empregado corretamente, no entanto, errou em conta! Mas, não é isso que quer saber [risos]. Vamos lá! Só vejo mais uma forma de resolver, que é equação do 1º grau! Quando estudante do Ensino Fundamental, comecei a estudar isso na 6ª série (7º ano.) Segue a resolução: 3º ônibus: x 2º ônibus: 3 + x 1º ônibus: 7 + (3 + x) daí, \(\\7 + (3 + x) + 3 + x + x = 130 \\ 7 + 3 + x + 3 + 2x = 130 \\ 3x + 13 = 130 \\ 3x = 130 - 13 \\ 3x = 117 \\ x = \frac{117}{3} \\ \fbox{x = 39}\) 3º ônibus: x ======================> 39 2º ônibus: 3 + x ===================> 42 1º ônibus: 7 + (3 + x) ===============> 49 |
Autor: | andesonsouza [ 17 jan 2013, 00:25 ] |
Título da Pergunta: | Re: Passageiros dos ônibus |
danjr5 Escreveu: Anderson, seja bem-vindo! Seu raciocínio foi empregado corretamente, no entanto, errou em conta! Mas, não é isso que quer saber [risos]. Vamos lá! Só vejo mais uma forma de resolver, que é equação do 1º grau! Quando estudante do Ensino Fundamental, comecei a estudar isso na 6ª série (7º ano.) Segue a resolução: 3º ônibus: x 2º ônibus: 3 + x 1º ônibus: 7 + (3 + x) daí, \(\\7 + (3 + x) + 3 + x + x = 130 \\ 7 + 3 + x + 3 + 2x = 130 \\ 3x + 13 = 130 \\ 3x = 130 - 13 \\ 3x = 117 \\ x = \frac{117}{3} \\ \fbox{x = 39}\) 3º ônibus: x ======================> 39 2º ônibus: 3 + x ===================> 42 1º ônibus: 7 + (3 + x) ===============> 49 Realmente eu errei no cálculo. A minha pressa foi tanta que nem tinha percebido. Vou iniciar o curso de matemática neste ano e para aquecimento decidi resolver alguns problemas de alguns livros didáticos que tenho em casa (das séries inicias do fund. II em diante). Deparei-me com este problema e não soube resolvê-lo de outra forma que não seja por resolução de equações do 1º grau. Contudo, por se tratar do livro de 5ª série e por só abordar variáveis e equações no livro seguinte (6ª série), pensei em ter outro algoritmo que utiliza-se somente os conceitos das propriedades da adição e subtração. Pelo visto, erraram, por engano, ao propor este problema aos alunos desta série neste ponto de estudo. Daniel, agradeço mais uma vez. |
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