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Equação de 1º grau (2) https://forumdematematica.org/viewtopic.php?f=70&t=3319 |
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Autor: | gabiprotista [ 14 ago 2013, 11:36 ] |
Título da Pergunta: | Equação de 1º grau (2) |
Como se monta as seguintes equações nos problemas: Peguei a idade que tinha quando me casei, subitrai 3,dividi o resultado por 6, somei com um terço dessa idade e obtive 10 como resultado final. Com quantos anos casei? Em uma classe há 40 alunos.O número de meninas é igual a tres quintos do numero de meninos. Quantas meninas? Quantos meninos? Obrigada a quem responder!! |
Autor: | Mauro [ 14 ago 2013, 12:18 ] |
Título da Pergunta: | Re: Equação de 1º grau (2) |
gabiprotista Escreveu: Como se monta as seguintes equações nos problemas: Peguei a idade que tinha quando me casei, subitrai 3,dividi o resultado por 6, somei com um terço dessa idade e obtive 10 como resultado final. Com quantos anos casei? Em uma classe há 40 alunos.O número de meninas é igual a tres quintos do numero de meninos. Quantas meninas? Quantos meninos? Obrigada a quem responder!! Cara gabiprotista, para se montar um problema assim, você vai lendo e vai escrevendo. Para começar, não se preocupe em entender o que se lê, mas apenas vá anotando, deixando para o fim a tarefa de raciocinar. Vá lendo e vá escrevendo. O dado que você não souber, aquele mais obscuro, ponha um 'x' para o seu lugar. Por exemplo, "Peguei a idade que tinha quando me casei" Que idade será esta? Não sei... idade com que me casei: x "subtraí 3" Subtraiu 3 de quê? da idade com que me casei, que é 'x'. \(x-3\) "dividi o resultado por 6" O que que eu dividi por 6? Dividi x-3 por 6, pois fala que o resultado anterior é que serve de base \(\frac{x-3}{6}\) "somei com um terço dessa idade" Aqui me parece ambíguo, mas, nos atendo tão-somente ao que está escrito, 'dessa idade' sugere ser a data em que me casei, que é x. \(\frac{x-3}{6}+\frac{x}{3}\) "obtive 10 como resultado final" \(\frac{x-3}{6}+\frac{x}{3}=10\) Fazendo a álgebra necessária \(\frac{x-3}{6}+\frac{x}{3}=\frac{10}{1}\) Continuando \((x-3)+2x=60\) que segue em \(3x=60+3\) e que termina com \(x=21\) Para o segundo problema, faça o mesmo. O dado mais obscuro, no caso, é a quantidade de meninos. A quantidade de meninas não é tão oculta, pois já fala de uma correspondência clara, matemática, com a quantidade de meninos. A quantidade de meninos, então, é que será o seu 'x'. Abração, Mauro |
Autor: | gabiprotista [ 15 ago 2013, 11:36 ] |
Título da Pergunta: | Re: Equação de 1º grau (2) |
Muito obrigada Mauro!!! ![]() |
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