09 abr 2014, 23:58
Olá,
Alguém poderia me responder o que significam essas siglas(CP,PI,PM,CU) da seguinte questão(2)?
E se possível me dizer como responder a (1).
Muito obrigado.
- Anexos
-

- (1)
- DgIBmql.png (8.46 KiB) Visualizado 1584 vezes
-

- (2)
- 139695997358.png (3.14 KiB) Visualizado 1585 vezes
10 abr 2014, 03:53
Boa noite,
Quanto às siglas é melhor ver com o seu professor ou na bibliografia usada - não tenho ideia ... ao menos pelos meus parcos conhecimentos.
Quanto à negação, uma proposta é transformar as implicações em disjunções ( \(X \rightarrow Y \equiv \text{ } \sim X \vee Y\) ), depois negar a conjunção e por fim levar a negação para dentro dos parêntesis e simplificar (em resumo aplicar DeMorgan). Assim:
\(\left( B \rightarrow \neg C \right ) \wedge \left( \neg D \rightarrow A \right ) \equiv \left( \neg B \vee \neg C \right ) \wedge \left( \neg \neg D \vee A \right ) \equiv\)
\(\left( \neg B \vee \neg C \right ) \wedge \left( D \vee A \right )\)
Agora vamos negar: \(\neg \left[ \left( \neg B \vee \neg C \right ) \wedge \left( D \vee A \right ) \right ] \equiv\)
Bom daí em diante é usar DeMorgan.
11 abr 2014, 00:58
@fraol, muito obrigado pela ajuda!
Descobri algumas das siglas, mas não consegui achar material relatado na web.
Segue significados:
C.P = Conectivo Principal
P.I = Acredito que seja Propósito Imediato
P.M = Acredito que seja Propósito M??
C.U = Componentes Úteis
Você saberia me exemplificar ou me apontar algum material que eu possa aprender como aplicar esses conceitos na questão?
Muito obrigado pela ajuda!
11 abr 2014, 02:01
Boa noite,
Oi, infelizmente não posso ajudar neste caso destas siglas. Lá no meu mestrado estou estudando esse assunto com uma profundidade um pouco maior, com referências bibliográficas importantes no campo, e não tenho visto essa abordagem. Aliás até questiono qual é a necessidade de se ter essas definições uma vez que o processo de dedução lógica, ou inferência, é simbólico e não se importa com o conteúdo propriamente dito, bem mas essa é uma outra discussão.
Espero que algum colega aqui do fórum possa lhe ajudar ou que você encontre algo satisfatório na sua pesquisa.