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A quantidade dos números inteiros de 200 a 800 https://forumdematematica.org/viewtopic.php?f=70&t=8535 |
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Autor: | Sara [ 19 abr 2015, 21:12 ] |
Título da Pergunta: | A quantidade dos números inteiros de 200 a 800 |
Olá, podem me ajudar com esse exercício, por favor. 1) A quantidade dos números inteiros de 200 a 800, que não são divisíveis por 3 e nem por 11 é: a) 363 b) 365 c) 367 d) 347 |
Autor: | danjr5 [ 20 abr 2015, 00:54 ] |
Título da Pergunta: | Re: A quantidade dos números inteiros de 200 a 800 [resolvida] |
Olá Sara, boa noite! Encontremos a quantidade de números que são múltiplos APENAS de 3; \(\\ a_n = a_1 + (n - 1)r,\;\;\begin{cases}a_n = 798 \\ a_1 = 201 \\ r = 3 \\ n = \end{cases} \\\\ 798 = 201 + (n - 1)3 \\ 3(n - 1) = 597 \\ n - 1 = 199 \\ \fbox{n = 200}\) Encontremos a quantidade de números que são múltiplos APENAS de 11; \(\\ a_n = a_1 + (n - 1)r,\;\;\begin{cases}a_n = 792 \\ a_1 = 209 \\ r = 11 \\ n = \end{cases} \\\\ 792 = 209 + (n - 1)11 \\ 11(n - 1) = 583 \\ n - 1 = 53 \\ \fbox{n = 54}\) Encontremos, agora, a quantidade de números que são múltiplos de 3 e 11 simultaneamente; \(\\ a_n = a_1 + (n - 1)r,\;\;\begin{cases}a_n = 792 \\ a_1 = 231 \\ r = 33 \\ n = \end{cases} \\\\ 792 = 231 + (n - 1)33 \\ 33(n - 1) = 561 \\ n - 1 = 17 \\ \fbox{n = 18}\) Dos conjuntos sabemos que: \(n(A \cup B) = n(A) + n(B) - n(A \cap B)\), então, \(\\ n(A \cup B) = n(A) + n(B) - n(A \cap B) \\\\ n(A \cup B) = 200 + 54 - 18 \\\\ \fbox{n(A \cup B) = 236}\) De tudo que foi calculado acima, concluímos que a quantidade de divisores de 3 e de 11, dentro daquela intervalo, é 236! Ora, a quantidade total de números inteiros é dada pela diferença somando uma unidade, veja: \(\\ 800 - 200 + 1 = \\ 601\) Para finalizar, \(\\ \text{quantidade total} - \text{divisores de 3 e 11} = \\ 601 - 236 = \\ \fbox{\fbox{365}}\) |
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