Switch to full style
Responder

Problema (objetos postais)

16 fev 2013, 20:30

Boa tarde.

Estou tendo dificuldades em resolver uma questão básica de matemática, descrita a seguir:

Um lote com 120 objetos postais deve ser dividido igualmente entre um grupo de X Agentes, para posterior encaminhamento a diferentes setores da Assembleia. Sabendo- se que se o grupo tivesse 1 Agente a menos caberia a cada um deles encaminhar 6 objetos a mais do que a quantidade prevista inicialmente, então, é verdade que X é um número
a) maior que 6.
b) múltiplo de 3.
c) quadrado perfeito.
d) primo.
e) par.

Alguém poderia me ajudar?
Grato.
Editado pela última vez por danjr5 em 17 fev 2013, 16:24, num total de 1 vez.
Razão: Arrumar Título

Re: Problema (objetos postais)  [resolvida]

16 fev 2013, 23:28

Olá bruno_schenk,
seja bem-vindo ao nosso Fórum!

Quantidade de agentes: \(x\)
Quantidade que cada um recebeu: \(y\)

Ao dividirmos o total de objetos pela quantidade de agentes, teremos a quantidade de objetos que cada um recebeu, daí: \(\fbox{\frac{120}{x} = y}\)

bruno_schenk Escreveu:Sabendo-se que se o grupo tivesse 1 Agente a menos caberia a cada um deles encaminhar 6 objetos a mais do que a quantidade prevista inicialmente,...

\(\fbox{\frac{120}{x - 1} = y + 6}\)

Temos um sistema.

\(\begin{cases} \frac{120}{x} = y \\\\ \frac{120}{x - 1} = y + 6 \end{cases}\)

\(\begin{cases} xy = 120 \\ (x - 1)(y + 6) = 120 \end{cases}\)

\(\begin{cases} xy = 120 \\ xy + 6x - y - 6 = 120 \end{cases}\)

Substituindo a 1ª equação na 2ª...

\(\\ xy + 6x - y - 6 = 120 \\ 6x - y = 120 - xy + 6 \\ 6x - y = 120 - 120 + 6 \\ 6x - y = 6 \\ \fbox{y = 6x - 6}\)

Substituindo esse 'valor' de \(y\) na equação 1ª...

\(\\ xy = 120 \\ x(6x - 6) = 120 \\ 6x^2 - 6x - 120 \:\:\:\: \div(6 \\ x^2 - x - 20 = 0 \\ (x - 5)(x + 4) = 0\)

Resolvendo a equação do 2º grau encontramos para \(x\), dois valores: \(\fbox{x = 5}\) e \(\fbox{x = - 4}\)

bruno_schenk Escreveu:... inicialmente, então, é verdade que X é um número
a) maior que 6.
b) múltiplo de 3.
c) quadrado perfeito.
d) primo.
e) par.

Alguém poderia me ajudar?
Grato.

Como a quantidade de agentes não pode ser negativa, temos como resposta \(\fbox{\fbox{\fbox{x = 5}}}\)

Espero ter ajudado!!

Comente qualquer dúvida!

Daniel.
Responder