Switch to full style
Responder

Equação exponencial - igualar as bases

29 abr 2014, 23:56

Boa noite, pessoal do Fórum!

Estou com uma dificuldade chata em exponencial. Sempre que vejo que dá pra igualar as bases, eu faço de tudo para igualar. Porém não tem dado certo... Não sei se estou esquecendo de alguma regrinha ou se tem um macetezinho... Enfim. O problema é o seguinte:

Resolvendo a equação \(\frac{4^x+4}{5}=2^x\) temos, como conjunto solução?
Resp.: {0, 2}

Eu tentei deixar tudo na base 2. Não sei o que fazer com o 5 (ensaiei uma tentativa de colocar na base 2, mas ficou horrível)...

O quê eu faço?

Re: Equação exponencial - igualar as bases

30 abr 2014, 00:24

Olá,aprediz!

Para resolver essa questão, voce deve usar equação do 2° grau e fatoração.Primeiro fatoramos \(4^{x}=(2^{2})^{x}=(2^{x})^{2}\).
Substituindo na expressão dada,resulta:

\(\frac{(2^{x})^{2}+{4}}{{5}}={2}^{x}\rightarrow ({2}^{x})^{2}-5.2^{x}+{4}={0}\)

Agora,fazemos a troca \(y=2^{x}\) \(\rightarrow y^{2}-{5}y+{4}={0}\rightarrow y=1\vee y=4\)
Voltando para x obtemos as soluções:

\(2^{x}=1\vee 2^{x}=4\)

;)
Editado pela última vez por danjr5 em 02 mai 2014, 01:04, num total de 1 vez.
Razão: Arrumar LaTeX

30 abr 2014, 06:29

Olá, jomatlove!
Obrigada por responder.

Não está faltando algo na resolução? É que depois de "resulta:" há um espaço em branco...
Como não sei se você deixou o espaço em branco propositalmente, para que eu pensasse, deixo aqui o que eu entendi:
\(\frac{2^{2x}+2^2}{5}=2^x\)
Aquele 5 tá me incomodando. O que eu faço com ele?

02 mai 2014, 01:12

Aprendiz,
aí está o desenvolvimento da resolução apresentada pelo Jomatlove, se ainda houver dúvidas, retorne!

Jomatlove,
quando tuas equações ou expressões no LaTeX não aparecerem... podes colocar os algarismos numéricos entre {}. Costuma dar certo! veja um exemplo:

Código:
[tex]x^2-{5}x-{6}={0}[/tex]

Re: Equação exponencial - igualar as bases  [resolvida]

02 mai 2014, 03:05

Obrigada novamente, Daniel!

Jomatlove, agora entendi!
Daí o final fica:
\(2^x = 1\Rightarrow 2^x = 2^0 \Rightarrow x=0\) e \(2^x=4 \Rightarrow 2^x=2^2 \Rightarrow x=2\)
Obrigada!
Responder