Responder

Questão FGV Porcentagem

09 Oct 2013, 03:02

Olá, colegas!

Quando resolvi essa questão, achei super trivial, inclusive já tinha dado até como certo. Quando fui olhar o gabarito, tive uma mega surpresa e estou sem entender.

Vejam na letra (A). 2,25; quando eu aprendi fator multiplicativo, foi-me dito que 2,25 = 125%, e não 225%
E na letra (B); como ele falou que o aumento era de 125%, acabei multiplicando por 2,25; e não por 1,25.

Ou seja, errei completamente por causa do fator multiplicativo. Algum colega ai poderia me explicar o porquê de 2,25 nessa questão ser = 225%.

E algum professor de matemática, caso tenha algum no fórum, me diga (caso eu não esteja equivocado acerca de 2,25 = 125%): eu poderia entrar com algum recurso na justiça, pedindo que aceitassem minhas respostas?
(A) 125%
(B) 395%
Anexos
FGV 4.png
FGV 4.png (87.73 KiB) Visualizado 2188 vezes

Re: Questão FGV Porcentagem

09 Oct 2013, 10:39

Jzaiden Escreveu:Olá, colegas!

Quando resolvi essa questão, achei super trivial, inclusive já tinha dado até como certo. Quando fui olhar o gabarito, tive uma mega surpresa e estou sem entender.

Vejam na letra (A). 2,25; quando eu aprendi fator multiplicativo, foi-me dito que 2,25 = 125%, e não 225%
E na letra (B); como ele falou que o aumento era de 125%, acabei multiplicando por 2,25; e não por 1,25.

Ou seja, errei completamente por causa do fator multiplicativo. Algum colega ai poderia me explicar o porquê de 2,25 nessa questão ser = 225%.

E algum professor de matemática, caso tenha algum no fórum, me diga (caso eu não esteja equivocado acerca de 2,25 = 125%): eu poderia entrar com algum recurso na justiça, pedindo que aceitassem minhas respostas?
(A) 125%
(B) 395%

Caro Jzaiden, também não entendi.

A proposta era saber-se o quanto variou de um tamanho para outro.

O fator não serve como interpretação de uma variação percentual, pois nele existem a variação propriamente dita e a base sobre a qual se usa como ponto de partida dessa variação.

Exige-se a subtração de 1 para se encontrar o valor da variação limpo.

Interpretar o fator 2,25 como sendo uma variação de 225% é muito estranho mesmo.

Ocorre-me perguntar se as copiadoras, por uma tradição torta, exibem o fator como percentual, mas isto seria um absurdo para se exigir em prova.

Abração,
Mauro

09 Oct 2013, 17:11

Muito obrigado Mauro... vou recorrer à um docente

09 Oct 2013, 23:54

Olá Jzaiden e Mauro,
boa noite!

Eu trataria a questão da seguinte forma:

A)

\(\frac{\text{ampliacao}}{\text{original}} =\)

\(\frac{9}{4} =\)

\(\frac{9^{\times 25}}{4^{\times 25}} =\)

\(\frac{225}{100} =\)

225%

Comente qualquer dúvida!

Att,

Daniel F.

Re: Questão FGV Porcentagem  [resolvida]

10 Oct 2013, 04:48

Agora entendi. A questão pede para expressar em porcentagem a razão de semelhança. E não de quanto foi o aumento em porcentagem, como eu estava entendendo.

Obrigado aos dois pela ajuda.
Grato
Responder