Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 21 jun 2025, 18:37

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título da Pergunta: Divisão de números decimais
MensagemEnviado: 20 nov 2013, 13:57 

Registado: 20 nov 2013, 13:46
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Olá, primeiramente gostaria de dizer que é o primeiro post que faço aqui, e espero que venham muitos depois desse :D.
Depois que tenho uma certa dificuldade em matemática e é exatamente por isso que estou aqui. Espero que a galera tenha paciência...
Então é o seguinte:

Em uma conta: 97,63/3,25
O resultado é: 30,04

O problema é o seguinte: Quando eu faço essa conta, meu resultado é 3,04, (como disse sou fraquinho em matemática, na verdade eu odiava).
Gostaria muito que a galera me ajudasse a encontrar o meu erro, não sei de onde diabos está vindo o "0" que forma o "30" (não sei o motivo)...
Se possível explicar detalhadamente. Vlw gente!!

Editado pela última vez por danjr5 em 17 fev 2014, 23:49, num total de 1 vez.
Arrumar Título

Título da Pergunta: Re: Divisão de números decimais
MensagemEnviado: 20 nov 2013, 15:52 

Registado: 21 Oct 2013, 11:29
Agradeceu: 3 vezes
Foi agradecido: 37 vezes
A razão desse 0 vem das regras da divisão de dois números. Ao dividir 97,63 por 3,25, o primeiro passo é verificar quantas vezes 325 "cabe" em 976, o que provavelmente deve ter feito. Chegamos à conclusão que o número é 3. Será então esse o primeiro algarismo do quociente da divisão (Figura 1-passo 1). Multiplicando 325 por 3 e subtraindo a 976 obtém-se resto 1. O passo seguinte da divisão será baixar o 4o algarismo do dividendo, que neste caso é 3. Ao fazê-lo, obtemos 13 como o novo valor de "dividendo" (figura 1-passo 2). A pergunta a fazer agora é quantas vezes 13 cabe em 325, cuja resposta é 0. Este é então o 2o algarismo do quociente. Para continuar a fazer a divisão é necessário acrescentar um zero à direita no dividendo e baixar esse zero. Ao fazê-lo obtém-se um "dividendo" de 130 (figura 1-passo 3). Novamente a pergunta "quantas vezes 130 cabe em 325" e novamente a resposta é zero. O 3o algarismo do quociente é então zero. Continuando a conta, acrescentando mais um zero à direita no dividendo, e baixando o mesmo (figura 1-passo 4) a pergunta passa a ser "quantas vezes 1300 cabe em 325" e a resposta é 4 (figura 1-passo 5). O 4o algarismo do quociente é então 4. Multiplicando 325 por 4 e subtraindo o resultado a 1300 obtém-se resto 0. Está assim terminada a conta. Resta acertar o número de casas decimais do quociente, que será igual ao número de casas decimais finais no dividendo menos o número de casas decimais do divisor, ou seja, neste caso, 4-2=2. O resultado é então 30,04, como esperado (figura 1- passo 6).

Anexos:
Figura 1 - Divisão.JPG
Figura 1 - Divisão.JPG [ 16.6 KiB | Visualizado 1203 vezes ]

MensagemEnviado: 20 nov 2013, 19:14 

Registado: 20 nov 2013, 13:46
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Resposta melhor do que essa eu duvido muito que exista!!! :D
Muito obrigado, tirou uma enorme duvida minha. Como disse tenho dificuldades "bestas", mas com esforços e com ajuda de vocês tenho certeza que eu vou me superar... Obrigado e até xD

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: