Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 20 jun 2025, 21:29

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 24 mar 2015, 20:57 

Registado: 24 mar 2015, 19:54
Agradeceu: 6 vezes
Foi agradecido: 3 vezes
Encontre os pontos nos quais a função g, abaixo definida, é contínua.
\(g(x)=\left{\begin{align} &x^{2}-2x &, x< -2 \\ &(2x^{2})^{1/_3} &, -2\leq x\leq 2 \\ &x^{2}-3x &, x>2 \end{align}\)

Não sei exatamente o que ele quer que eu faça, todas as sub-funções são contínuas em seus intervalos. Acho que ele quer que eu demonstre, mas eu não sei exatamente como fazer. Obrigado.

Editado pela última vez por Baltuilhe em 25 mar 2015, 17:00, num total de 1 vez.
Editada a equação para ficar mais legível

MensagemEnviado: 26 mar 2015, 22:29 

Registado: 26 dez 2014, 13:03
Agradeceu: 70 vezes
Foi agradecido: 35 vezes
Boa noite,

de facto todas as sub-funções são contínuas no seu intervalo, contudo existem dois pontos de mudança, x= -2 e x= 2, nos quais é necessário verificar se a função é contínua. Para tal recorremos à definição que nos diz que uma função é contínua se e só se \(\lim_{x\rightarrow\, a^{-}}g\left ( x \right )=\lim_{x\rightarrow\, a^{+}}g\left ( x \right )=g\left ( a \right )\)

Vamos então verificar se a função é contínua em x= -2 e x= 2 respetivamente.

Para x= -2 :
\(\lim_{x\rightarrow -2^{-}}g\left ( x \right )=\lim_{x\rightarrow -2^{-}}\, x^{2}-2x= \left ( -2 \right )^{2}-2\times \left ( -2 \right )=8\)

\(\lim_{x\rightarrow -2^{+}}g\left ( x \right )=\lim_{x\rightarrow -2^{+}}\, \left ( 2x^{2} \right )^{\frac{1}{3}}=\left [\, 2\times\left ( -2 \right )^{2}\, \right ]^{\frac{1}{3}}=\sqrt[3]{8}=2\)

\(g\left ( -2 \right )=\left [ \, 2\times \left ( -2 \right )^{2}\, \right ]^{\frac{1}{3}}=2\)

Repare que os limites laterais são diferentes, no entanto, \(\lim_{x\rightarrow -2^{+}}g\left ( x \right )=g\left ( -2 \right )=2\) e portanto nós podemos afirmar que a função é contínua à direita de -2.

Agora aplique o mesmo raciocínio para x= 2 .

Eu acho sinceramente que o problema aqui se prende com o enunciado da questão, porque a meu ver não é explícito.

MensagemEnviado: 26 mar 2015, 22:45 

Registado: 24 mar 2015, 19:54
Agradeceu: 6 vezes
Foi agradecido: 3 vezes
Boa noite, realmente deve ser isso mesmo que a questão pede, eu n tinha certeza. Obrigado de novo, deu certo aqui.

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 3 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 17 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: