Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 27 dez 2024, 16:52

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 23 set 2015, 21:37 

Registado: 23 set 2015, 21:15
Agradeceu: 1 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Boa tarde. É meu primeiro post no forum, desde já agradeço a ajuda de vocês. Sempre tive dificuldades em matemática e estou com uma lista de exercicios para fazer. Abaixo segue um deles que necessito de ajuda. Caso alguém consiga resolver se puder fazer passo a passo para eu entender onde estou errando agradeço.

\((a^2b+ab^2)*((1/a^3)-(1/b^3)/(1/a^2)-(1/b^2))\)

MensagemEnviado: 24 set 2015, 01:02 

Registado: 28 jun 2015, 18:49
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 83 vezes
roberto.pereira Escreveu:
Boa tarde. É meu primeiro post no forum, desde já agradeço a ajuda de vocês. Sempre tive dificuldades em matemática e estou com uma lista de exercicios para fazer. Abaixo segue um deles que necessito de ajuda. Caso alguém consiga resolver se puder fazer passo a passo para eu entender onde estou errando agradeço.

Relação original:
\((a^2b+ab^2)*((1/a^3)-(1/b^3)/(1/a^2)-(1/b^2))\)

Relação 1:
\(a^2b+ab^2 = ab\cdot\left(a + b\right)\)

Relação 2:
\(\frac{1}{a^3}-\frac{1}{b^3} = \left(\frac{1}{a}-\frac{1}{b}\right)\cdot\left(\frac{1}{a^2}+\frac{1}{ab}+\frac{1}{b^2}\right)\)

Relação 3:
\(\frac{1}{a^2}-\frac{1}{b^2} = \left(\frac{1}{a}-\frac{1}{b}\right)\cdot\left(\frac{1}{a}+\frac{1}{b}\right)\)

Substituindo as relações 1, 2 e 3 na original, teremos:
\(\left(a^2b+ab^2\right)\cdot\left(\frac{\frac{1}{a^3}-\frac{1}{b^3}}{\frac{1}{a^2}-\frac{1}{b^2}}\right)
\left[ab\cdot\left(a + b\right)\right]\cdot\left[\frac{\left(\frac{1}{a}-\frac{1}{b}\right)\cdot\left(\frac{1}{a^2}+\frac{1}{ab}+\frac{1}{b^2}\right)}{\left(\frac{1}{a}-\frac{1}{b}\right)\cdot\left(\frac{1}{a}+\frac{1}{b}\right)}\right]
\left[ab\cdot\left(a + b\right)\right]\cdot\left[\frac{\left(\frac{1}{a^2}+\frac{1}{ab}+\frac{1}{b^2}\right)}{\frac{a+b}{ab}}\right]
a^2b^2\cdot\left(\frac{1}{a^2}+\frac{1}{ab}+\frac{1}{b^2}\right)
b^2 + ab + a^2\)

Editado pela última vez por Baltuilhe em 24 set 2015, 12:05, num total de 1 vez.
Professor Hélio, bom dia! Suas respostas são sempre muito didáticas mas seria interessante tentar utilizar o LaTeX de forma a torná-las mais simples ainda de serem entendidas! Parabéns pelo seu trabalho!

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 9 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído

Pesquisar por:
Ir para: