Switch to full style
Responder

Simplificação de polinômios - fatoração de polinômio 3º grau imperfeito

08 fev 2016, 14:47

Olá pessoal.
Primeiro, não sei se o termo do título ("polinômio 3º grau imperfeito") existe, até porque estou tendo dificuldade pra encontrar ajuda na internet, então mil perdões se estou ferindo algum termo matemático rsrs
Bom, estou estudando matemática em casa e estou com problemas ao fatorar os polinômios para encontrar sua forma simplificada, por exemplo. Não tive problemas com os exercícios mais simples, tal como \(\frac{x^2-4}{3x^3-6x^2+x-2}\), mas alguns em particular são extremamente difíceis pra mim, como este aqui abaixo:

Simplificar:
\(\frac{x^3+3x^2-4x+12}{x^4-4}\)

No livro a resposta é \(x+3\). Como chego nesse resultado?

Aceito dicas de como simplificar/fatorar equações como esta (\(x^3+3x^2-4x+12\)), apostilas, aulas e enfim, pode ser em inglês também. Estou com bastante dificuldade nesse assunto.

Muito obrigado desde já!

Re: Simplificação de polinômios - fatoração de polinômio 3º grau imperfeito

09 fev 2016, 04:55

Também estou penando para aprender a fatorar equações do 3º grau pra cima. Mas ouvi dizer do método de cardano para resolver equações do 3º grau e também do briot ruffini.

https://people.math.osu.edu/derdzinski.1/courses/4552/4552-cubic-quartic.pdf

Se você souber inglês, fica o link. Beeijos :*

09 fev 2016, 16:16

tiatalli, muito obrigado pela resposta!
Vou dar uma olhada nessa apostila!

09 fev 2016, 16:40

Olá Undyscover, seja bem-vindo!

Quanto ao gabarito, não consegui entender como é possível a resposta ser \((x + 3)\), uma vez que o grau do denominador é maior que o do numerador.

Quanto à fatoração, podes simplificá-la verificando se os divisores (inclusive negativos) do termo independente da equação fazem parte do conjunto-solução. Nesse caso, os divisores de 12 são: \(\pm 1\), \(\pm 2\), \(\pm 3\), \(\pm 4\), \(\pm 6\) e \(\pm 12\).

No caso de algum daqueles valores ser raiz da equação (supomos que seja \(\lambda\)), então devemos dividir o numerador/polinômio por \((x - \lambda)\). Dessa forma, ficamos com um polinômio de grau 2 que poderá ser simplificado achando suas raízes.

Já que nenhum dos possíveis valores acima é raiz do polinômio, pode-se concluir que as raízes não são racionais.

A propósito, o método referido é conhecido como Teorema das raízes racionais.

09 fev 2016, 16:54

Obrigado pela ajuda danjr5!
Realmente, já tentei substituir pelas possíveis raízes e nada. Só posso concluir que realmente a resposta do livro está incorreta. Vou procurar mais exercícios relacionados e vou resolvê-los da forma que me indicou. Muito obrigado!

09 fev 2016, 18:11

Olá a todos, deixa eu dar pitaco também.

Undyscover Escreveu:
Simplificar:

A resposta será \(x+3\) quando o denominador for \({x^2-4}\).

09 fev 2016, 19:09

Ah! (preciso parar de usar o celular ou ir ao oculista!)

No numerador deveríamos ter \(-12\).

10 fev 2016, 00:01

Undyscover Escreveu:Olá pessoal.
Primeiro, não sei se o termo do título ("polinômio 3º grau imperfeito") existe, até porque estou tendo dificuldade pra encontrar ajuda na internet, então mil perdões se estou ferindo algum termo matemático rsrs
Bom, estou estudando matemática em casa e estou com problemas ao fatorar os polinômios para encontrar sua forma simplificada, por exemplo. Não tive problemas com os exercícios mais simples, tal como \(\frac{x^2-4}{3x^3-6x^2+x-2}\), mas alguns em particular são extremamente difíceis pra mim, como este aqui abaixo:

Simplificar:

Aceito dicas de como simplificar/fatorar equações como esta (\(x^3+3x^2-4x+12\)), apostilas, aulas e enfim, pode ser em inglês também. Estou com bastante dificuldade nesse assunto.

Muito obrigado desde já!

Penso que você se equivocou na hora de copiar a fração
Para que o resultado seja x + 3, temos que ter:
(x³ + 3x² - 4x - 12)/(x² - 4)
Responder