Boa Noite,
Comecei a estudar materia de matematica para o exame +23, e como tal encontro-me a estudar os polinómios.
Estudei a matéria e estou a fazer uns exercicios do final do capitulo, o exercicio abaixo ja procurei na internet como resolve-lo visto que no manual nao tenho nenhum deste tipo, os que encontrei na net consegui resolve-los todos mas este continua a dar mal e nao entendo o porquê passo a enuncia-lo.
" Determine a e b de modo que o polinómio \(x^4-ax^3+bx^2+3x+1\) seja divisivel por \((x-1)(x+1)\). "
Nas soluções indica a = 3 e b = -2;
Na minha resolução fica a = 0 e b = -1; assumindo as raizes como 1 e -1;
Tambem ja calculei assumindo que \((x-1)(x+1) = (x-1)^2\) , ou seja, raiz é 1 mas penso que isto esteja errado, mal pelo menos foi o que me deu mais aproximado da solução que foi a = -2 e b= -3
Usei a Regra de Ruffini para descobrir a solução, como o link abaixo demonstra. Já não é a primeira vez que uma solução está errada por isso recorri aqui a ver se alguem me ajuda.
Encontrei esta pagina que me ajudou no minimo a perceber como resolver o problema:
http://interna.coceducacao.com.br/ebook ... 10250c.htmAgradeço toda a vossa ajuda.