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MensagemEnviado: 12 ago 2019, 19:56 
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Considere os trinômios do segundo grau E(x)=\(x^{2} -2x +8\) e F(x) \(x^{2}+ 6x +8\)

(a) Use o método de completar quadrado para determinar o vértice (\(x_{v}\),\(y_{v}\)) da parábola que representa o gráfico do trinômio do segundo grau E(x)= \(x^{2}-2x+8\) e dê a concavidade da parábola. Justifique!


(b)Esboce a parábola que representa o gráfico do trinômio do segundo grau E(x) e diga quantas raízes reais o trinômio possui. Encontre a interseção dessa parábola com o eixo e marque esse ponto no gráfico. Identifique no gráfico: o vértice e outros dois que você escolheu.


(c) Se possível, determine as raízes reais do trinômio de segundo grau F(x)= \(-2x^{2}+6+8\). Determine o seu vértice (\(x_{v}\),\(y_{v}\)) . Dê a concavidade da parábola. Justifique!


(d) Esboce, no mesmo par de eixos que você esboçou a parábola do item (b), a parábola que representa o gráfico do trinômio do segundo grau F(x). Encontre a interseção dessa parábola com o eixo e marque esse ponto no gráfico. Identifique no gráfico: o vértice e outros dois que você escolheu


(e)Encontre os pontos de interseção das parábolas que você esboçou nos itens (b) e (d). Marque esses pontos nos gráficos.


(f) Para quais valores de , F(x) > E(x) e para quais valores de , F(x) < E(x) . Dê a resposta na forma de intervalo e/ou de união de intervalos disjuntos (intervalos que não têm pontos em comum).


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