Switch to full style
Noções de Matemática Financeira
Responder

Duvida em juros composto

06 ago 2013, 21:42

Ola, hoje me surgiu uma duvida sobre juros compostos, a duvida é em relação a problemas que apresentam taxa de juros dada em certo periodo e o prazo em outro periodo, por exemplo como devo efetuar o calculo supondo que o juros é de 0,5 ao mes e o prazo é de 10 dias?

tenho duvida se devo fazer assim j = v(1+0,5/30)^10, dessa forma eu divido o juros pela quantidade de dias do mes pra achar o juros diario e depois e elevo ao numero de dias, ou assim j = v(1+0,5)^(10/30) e dessa forma uso o juros ao mes e considero o periodo 10 dias de 30 dias do mes.

Qual a forma correta??

Re: Duvida em juros composto

07 ago 2013, 00:54

Flavio,
seja bem-vindo ao nosso Fórum!

Nenhuma das duas formas estão corretas! Entretanto, se os juros fossem simples estaria correto.

Tratando-se de Juros Compostos, devemos fazer a conversão da taxa de acordo com o prazo, isto é, se a taxa for mensal e o prazo estiver em dia - como no exemplo - devemos transformar a taxa de modo que ela passe a diária. Efetuamos tal conversão aplicando os conceitos de Taxa Equivalente.

Sugiro que faça uma leitura sobre o assunto AQUI.

Re: Duvida em juros composto

07 ago 2013, 01:24

Hummm, tinha visto isso num livro uma vez mais não sabia que tinha que aplicar nesses casos, vlw por me esclarecer essa duvida =).
Responder