Switch to full style
Noções de Matemática Financeira
Responder

Financiamento, pagando a cada 60 dias os juros e devolvendo integralmente no final!

08 set 2013, 18:42

Já tentei resolver esta questão de diversas formas, seja modificando a base de cálculo do imposto, seja modificando a taxa (utilizando equivalente bimestral ou dividindo por 6) etc., mas nunca consegui chegar aos valores do gabarito, que são: 6,85%a.b. e 48,82%a.a respectivamente. Já consultei as pessoas que mais têm afinidade com matemática, até mesmo alguns professores, mas nenhum deles conseguiu solucionar o problema. Socorro! kk!

1. Uma pessoa solicita um financiamento no valor de R$200.000,00 pelo prazo de 360 dias, pagando a cada 60 dias os juros e devolvendo integralmente a principal no fim do prazo contratado. Sabendo-se que o gerente financeiro cobra uma taxa de juros compostos de 48%a.a. e o tomador, no ato da liberação do empréstimo, tem de pagar 1% de imposto sobre o total a pagar, pede-se:
a) Taxa efetiva bimestralmente;
b) Taxa efetiva anual.

Re: Financiamento, pagando a cada 60 dias os juros e devolvendo integralmente no final!

09 set 2013, 15:56

Valladares Escreveu:Já tentei resolver esta questão de diversas formas, seja modificando a base de cálculo do imposto, seja modificando a taxa (utilizando equivalente bimestral ou dividindo por 6) etc., mas nunca consegui chegar aos valores do gabarito, que são: 6,85%a.b. e 48,82%a.a respectivamente. Já consultei as pessoas que mais têm afinidade com matemática, até mesmo alguns professores, mas nenhum deles conseguiu solucionar o problema. Socorro! kk!

1. Uma pessoa solicita um financiamento no valor de R$200.000,00 pelo prazo de 360 dias, pagando a cada 60 dias os juros e devolvendo integralmente a principal no fim do prazo contratado. Sabendo-se que o gerente financeiro cobra uma taxa de juros compostos de 48%a.a. e o tomador, no ato da liberação do empréstimo, tem de pagar 1% de imposto sobre o total a pagar, pede-se:
a) Taxa efetiva bimestralmente;
b) Taxa efetiva anual.

Caro Valladares, dizia René Descartes, se não me engano, que não conseguimos resolver problemas se nos faltam elementos.
Pode ser que seja o caso.
De cara eu digo que não sei resolver do jeito que está, pois o que mais me intriga é o que significa
e devolvendo integralmente a principal no fim do prazo contratado
.
Devolver o principal no prazo contratado significa que, ao fim de 12 meses, o emprestador teria de volta os 200.000?
Eu não sei bem, mas o enunciado é mesmo um tanto obscuro.

Abração
Mauro
Responder