Noções de Matemática Financeira
07 fev 2014, 22:14
Boa noite
Eu gostaria de entrara para a Escola de hotelaria e Turismo, mas para isso terei de fazer 3 exames. Contudo ando preocupada porque já não estudo à mais de 10 anos e não sei dana sobre matemática aplicada à gestão. Será que alaguem me pode dizer por onde começar, quais os manuais que poderei utilizar e exercícios que poderei fazer?
Obrigado
15 fev 2014, 12:47
Olá SóniaRocha,
Estou na mesma situação que tu pois não estudo há algum tempo e tenho receio que os exames sejam um factor eliminatório. Queria mesmo entrar no curso mas tenho receio pela prova de matemática.
Por acaso o curso em que queres entrar é um CET Nível V?
A mim forneceram-me uma matriz da prova onde dizem a matéria que sai e a estrutura da prova, com base nisso pesquisei sobre todas as matérias, fiz os meus apontamentos e resumos e tenho estudado assim...há muita informação na Internet! Até mesmo exercícios com soluções para praticar.
Eu tenho o meu exame dia 18, e tu?
Boa sorte!
15 fev 2014, 14:01
Olá eu ainda não tenho exame marcado fui à escola, e soube que teria de fazer três exames mas só em maio me posso escrever e só aí é que receberei a matiz. E sei que o exame será em Junho só para entrar em Setembro. Desejo-te a melhor do mundo sorte para o exame. E eu vou ficar à espera.
15 fev 2014, 16:06
Olá mais uma vez, Não Querendo abusar De ti sera que nao me poderias arranjar Os topicos que Te Deram? Claro se possível. Mais uma vez obrigado.
15 fev 2014, 16:20
Respondendo a tua pergunta: O curso que eu quero é o Gestão e produção de cozinha, já trabalhei seis anos como cozinheira e gostava muito de o tirar.
17 fev 2014, 17:55
Olá SoniaRocha!
Desculpa só responder agora mas tenho andado atarefada com os estudos hehe Amanhã já é o dia, vamos a ver se corre bem...depois conto como foi!
Respondendo à tua pergunta, os tópicos que estão na minha matriz são:
Estatística
Termos e conceitos estatísticos;
Medidas de localização (média,moda e mediana);
Média aritmética ponderada;
Frequências absolutas e relativas;
Matemática Financeira
Descontos/aumentos/inflação e IVA;
operações com percentagens;
Proporcionalidade directa ;
Proporcionalidade inversa
Constante de proporcionalidade inversa;
Proporcionalidade inversa entre duas variáveis;
Equações de 1ºgrau
Equações quivalentes;
Equações de primeiro grau com duas incógnitas;
Representação gráfica de uma equação de primeiro grau a duas incógnitas.
Bom estudo!
17 fev 2014, 19:05
Muito obrigado por responder ao meu pedido. Desejo-lhe muito boa sorte PR o seu exame. Assim tenho mais uma ideia do que pedem... Obrigado mais uma vez.
17 fev 2014, 20:18
Não abusando de ti, será que me podes dar as matrizes dos outros dois exames? Desculpa estar-te a pedir estudo isto, N queria abusar de ti mas gostava já de começar a estudar, mas minimamente orientada. Obrigada mais uma vez e mais uma vez muito boa sorte PR à manha, depois diz-me como correu e se entraste. Obrigado
07 Oct 2014, 18:57
Olá Boa tarde, alguem me pode indicar um livro ou apontamentos on line para estudar os topicos da matriz de exame que escreveram acima?
Já agora alguem tem a matriz dos outros dois exames?
obrigada