Noções de Matemática Financeira
17 jul 2014, 16:17
Bom dia a todos,
Gostaria de auxílio para resolver a seguinte questão:
"Um investidor (pessoa física) aplicou seus recursos, em partes iguais, em Fundo de Renda Fixa, Caderneta de Poupança, e CDB. Decorridos 30 dias, efetuou o saque do montante das 3 aplicações. Calcular a taxa líquida de rendimento auferida pelo investidor, expurgados os efeitos da inflação daquele período.
Dados:
Imposto de Renda: 20% sobre os rendimentos no Fundo de Renda Fixa e CDB
CPMF: 0,38% sobre as movimentações em conta corrente e Caderneta de Poupança (aplicação por período inferior a 90 dias)
Rendimentos no Período: * Fundo de Renda Fixa: 1,34%
* Caderneta de Poupança: 1,10%
* CDB: 1,23%
Inflação no período: 0,21%
Obrigada pela atenção.
17 jul 2014, 16:42
Prezada, qual a sua dificuldade na questão?
17 jul 2014, 18:15
Minha dificuldade são as seguintes:
1º Calculo o desconto da CPMF na porcentagem das taxas de rendimento ou no valor total (Montante), se por acaso estabelecer que o valor aplicado é de R$ 100.000,00 para cada investimento?
2º Calculo a unificação das taxas dos três tipos de aplicação e depois calculo a taxa real descontando a inflação, ou calculo a taxa real descontando a inflação das três aplicações em separado?
3º A resposta para o problema é
0,46% e eu estou encontrando o valor de 3,14, utilizando a fórmula de taxas unificadas e comparação de taxas.
Grata pela atenção,
17 jul 2014, 19:27
1 - A falecida CPMF era calculada sobre toda movimentação, então é pelo montante e não apenas sobre o rendimento.
2 - O cálculo da taxa real vem por último a menos se explicitado o contrário.
3 - Não sei se errei algum cálculo, mas achei 0,38%.
17 jul 2014, 19:39
Ah, eu estava calculando imposto de renda sobre a poupança também. A taxa de 0,46% confere.
Os passos são:
1 - calcular rendimento bruto;
2 - descontar IR
3 - descontar CPMF;
4 - calcular taxa média, e;
5 - calcular taxa real.
18 jul 2014, 18:35
albersonmiranda Escreveu:Ah, eu estava calculando imposto de renda sobre a poupança também. A taxa de 0,46% confere.
Os passos são:
1 - calcular rendimento bruto;
2 - descontar IR
3 - descontar CPMF;
4 - calcular taxa média, e;
5 - calcular taxa real.
Obrigada por sua ajuda novamente albersonmiranda.