Switch to full style
Noções de Matemática Financeira
Responder

Taxa Líquida de rendimento: calcular descontando antiga CPMF no valor de 0,38%

17 jul 2014, 16:17

Bom dia a todos,

Gostaria de auxílio para resolver a seguinte questão:

"Um investidor (pessoa física) aplicou seus recursos, em partes iguais, em Fundo de Renda Fixa, Caderneta de Poupança, e CDB. Decorridos 30 dias, efetuou o saque do montante das 3 aplicações. Calcular a taxa líquida de rendimento auferida pelo investidor, expurgados os efeitos da inflação daquele período.

Dados:

Imposto de Renda: 20% sobre os rendimentos no Fundo de Renda Fixa e CDB

CPMF: 0,38% sobre as movimentações em conta corrente e Caderneta de Poupança (aplicação por período inferior a 90 dias)

Rendimentos no Período: * Fundo de Renda Fixa: 1,34%
* Caderneta de Poupança: 1,10%
* CDB: 1,23%

Inflação no período: 0,21%

Obrigada pela atenção.

Re: Taxa Líquida de rendimento: calcular descontando antiga CPMF no valor de 0,38%

17 jul 2014, 16:42

Prezada, qual a sua dificuldade na questão?

Re: Taxa Líquida de rendimento: calcular descontando antiga CPMF no valor de 0,38%

17 jul 2014, 18:15

Minha dificuldade são as seguintes:

1º Calculo o desconto da CPMF na porcentagem das taxas de rendimento ou no valor total (Montante), se por acaso estabelecer que o valor aplicado é de R$ 100.000,00 para cada investimento?

2º Calculo a unificação das taxas dos três tipos de aplicação e depois calculo a taxa real descontando a inflação, ou calculo a taxa real descontando a inflação das três aplicações em separado?

3º A resposta para o problema é 0,46% e eu estou encontrando o valor de 3,14, utilizando a fórmula de taxas unificadas e comparação de taxas.

Grata pela atenção,

:)

17 jul 2014, 19:27

1 - A falecida CPMF era calculada sobre toda movimentação, então é pelo montante e não apenas sobre o rendimento.

2 - O cálculo da taxa real vem por último a menos se explicitado o contrário.

3 - Não sei se errei algum cálculo, mas achei 0,38%.

17 jul 2014, 19:39

Ah, eu estava calculando imposto de renda sobre a poupança também. A taxa de 0,46% confere.

Os passos são:
1 - calcular rendimento bruto;
2 - descontar IR
3 - descontar CPMF;
4 - calcular taxa média, e;
5 - calcular taxa real.

Re: Taxa Líquida de rendimento: calcular descontando antiga CPMF no valor de 0,38%  [resolvida]

18 jul 2014, 18:35

albersonmiranda Escreveu:Ah, eu estava calculando imposto de renda sobre a poupança também. A taxa de 0,46% confere.

Os passos são:
1 - calcular rendimento bruto;
2 - descontar IR
3 - descontar CPMF;
4 - calcular taxa média, e;
5 - calcular taxa real.

Obrigada por sua ajuda novamente albersonmiranda.

:)
Responder