Fórum de Matemática
DÚVIDAS? Nós respondemos!

Um Fórum em Português dedicado à Matemática
Data/Hora: 21 jun 2025, 21:50

Os Horários são TMG [ DST ]

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 31 ago 2013, 13:37 

Registado: 31 ago 2013, 13:30
Agradeceu: 0 vez(es)
Foi agradecido: 0 vez(es)
Boa tarde a todos da comunidade. Desde já peço imensa desculpa pela minha ignorância no assunto que vou expor a seguir.
Estou com um pequeno problema. Estou a fazer uma planilha para o meu trabalho e tenho dois valores: Valor real e valor teórico.
O valor teórico é o que nós achamos que vai haver no fim do mês, valor real é o que realmente tem no fim do mês. Ou seja, valor teórico - valor real = SOBRA/FALTA. Este SOBRA/FALTA eu queria converter em percentagem. Ou seja, valor teórico = 200 e valor real = 150, logo V.T - V.R = 50. Gostaria de converter esse 50 em percentagem em relação aos dois valores. Já tentei várias formas e sempre me dá valores diferentes, coisa que eu acho que nunca vou chegar lá sozinho.

Muito obrigado pela atenção e mais uma vez peço imensa desculpa pela minha ignorância.

MensagemEnviado: 31 ago 2013, 15:11 

Registado: 07 jun 2013, 14:59
Agradeceu: 25 vezes
Foi agradecido: 54 vezes
patinho33 Escreveu:
Boa tarde a todos da comunidade. Desde já peço imensa desculpa pela minha ignorância no assunto que vou expor a seguir.
Estou com um pequeno problema. Estou a fazer uma planilha para o meu trabalho e tenho dois valores: Valor real e valor teórico.
O valor teórico é o que nós achamos que vai haver no fim do mês, valor real é o que realmente tem no fim do mês. Ou seja, valor teórico - valor real = SOBRA/FALTA. Este SOBRA/FALTA eu queria converter em percentagem. Ou seja, valor teórico = 200 e valor real = 150, logo V.T - V.R = 50. Gostaria de converter esse 50 em percentagem em relação aos dois valores. Já tentei várias formas e sempre me dá valores diferentes, coisa que eu acho que nunca vou chegar lá sozinho.

Muito obrigado pela atenção e mais uma vez peço imensa desculpa pela minha ignorância.

Caro patinho33, o resultado em porcentagem você pode obter dividindo o resto por um valor (que é a base) e, o resultado, multiplicar por 100.
O seu problema é decidir a base.
Esta base será o valor teórico, ou o valor real? Será a soma de ambos?
Você pode obter percentual, isto é, quanto, em qual proporção um valor se relaciona com outro, de acordo com escolhas e isto é arbitrário e vai ter de ser interpretado no fim das contas.

Por exemplo, no seu exemplo, 50 são 25% do valor teórico e os mesmos 50 são 33,33...% do valor real, pois as bases são diferentes (200 e 150, respectivamente).

Isto se entendi sua pergunta.

Abração,
Mauro

Fazer Nova Pergunta Responder a este Tópico  [ 2 mensagens ] 

Os Horários são TMG [ DST ]

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 14 visitantes

Criar perguntas: Proibído
Responder a perguntas: Proibído
Editar Mensagens: Proibído
Apagar Mensagens: Proibído
Enviar anexos: Proibído