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 Título da Pergunta: CALCULO PERCENTUAL - REGRA DE TRES
MensagemEnviado: 15 jan 2014, 03:11 
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Uma fábrica de sapatos produz certo tipo de sapato por 18,00 o par, vendendo por 25,00 o par. Com este preço tem havido uma demanda de 2.000 pares mensais. A fabricante pensa em elevar o preço em 2,10. Com isso as vendas sofrerão uma queda de 200 pares. Com esse aumento no preço de venda seu lucro mensal:


a) cairá 10%
b) aumentará 17%
c) aumentará 20%
d) cairá 17%
e) cairá 20%


Resolvi esta questão de duas formas, sendo que a primeira forma, utilizando regra de 3 não deu certo. Gostaria de saber o motivo de não dar certo, pois não estou vendo erro de lógica.

PRIMEIRO MÉTODO DE CALCULO

Bem, fiz a regra de tres:

valor de venda quantidade sapatos vendidos lucro obtido
25,00 2000 7 (25,00 - 18,00 === valor de venda menos valor de custo)
27,10 (mais 2,10) 1800 (menos 200 pares) x

no meu entender, todo o calculo é diretamente proporcional. Então, fica assim:
25,00 x 2000 = 50.000
27,10 x 1800 = 48.780

50.000 7
48.780 x

x = 48.780 x 7 / 50.000 = 6,8292

Portanto, houve uma queda no lucro de 0,9756.
Este resultado nao confere com nenhuma alternativa.


SEGUNDO METODO DE CALCULO:

2.000 pares de sapato com custo de 18,00, vendidos a 25,00, portanto com lucro de 7,00. Logo 7,00 x 2000 = 14.000,00 de lucro
1800 pares de sapato com lucro de 18,00 vendidos a 27,10 (pois teve um aumento de 2,10), portanto com lucro de 9,10. Logo, 9,10 x 1800 =
16.380,00

Então, 16380,00 / 14000,00 = 17%. Houve um amento de 17%.

Então, gostaria de saber, o porque de nao conseguir chegar ao mesmo resultado no primeiro método, pois não vejo erro de raciocinio no primeiro calculo.


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MensagemEnviado: 15 jan 2014, 16:20 
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Halfar,

O erro está em achar que existe proporcionalidade entre as grandezas.

Cenário 1:

Custo: R$ 20,00 a unidade
Preço de venda: R$ 25,00 a unidade
Unidades vendidas: 1.000
Lucro: 1000(25-20) = R$ 5.000,00

Cenário 2:

Custo: R$ 20,00 a unidade
Preço de venda: R$ 27,00 a unidade
Unidades vendidas: 1.000
Lucro: 1000(27-18) = R$ 7.000,00

Repare, por exemplo, que um aumento de apenas 8% no preço de venda ocasionou um aumento de 40% no lucro. Com isso, concluímos que, de modo geral, preço de venda e lucro não são grandezas proporcionais.


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