Switch to full style
Coloque aqui tudo o que quer saber sobre derivadas parciais, funções homogéneas, identidade de Euler, continuidade em funções de |R^2 e diferenciabilidade do mesmo género de funções.
Responder

Descrever parametricamente uma variedade

24 dez 2012, 17:47

Boas, preciso novamente da vossa ajuda. Ainda não consegui compreender a fundo as variedades e os metodos para resolver este tipo de exercicios. Considerando por exemplo o seguinte exercicio, poderiam-me fazer um resumo dos passos necessários para mostrar que é uma variedade e de como a descrever parametricamente?
Anexos
variedade.png

Re: Descrever parametricamente uma variedade

26 dez 2012, 21:01

Olá, boa tarde,

Uma parametrização para essa variedade, no caso uma elipse, é \(( cos(t), 2 sen(t) ), t \in R\).

26 dez 2012, 21:22

A variedade tem dimensão 1 pois é descrita por um parâmetro, t, neste caso definido de \(]0, 2 \pi]\)

Repare que é diferenciável em cada ponto da parametrização.

26 dez 2012, 21:38

josesouza,

Tens razão quanto ao intervalo do parâmetro \(t\), minha dúvida é somente se o intervalo de \(0\) a \(2 \pi\) é aberto ou fechado. Poderia, por gentileza, explicar?

27 dez 2012, 19:57

obrigado pela resposta aos dois, acho que já estou a compreender.
Uma coisa que ainda nao entendi bem é a dimensão. No exemplo acima é facil entender visto que é so um parametro, mas considerando um outro tipo de exercicio, como o abaixo, como é possivel saber a dimensao a partir da matriz jacobiana?
Anexos
variedade2.PNG
variedade2.PNG (27.75 KiB) Visualizado 4223 vezes

27 dez 2012, 20:41

O intervalo é aberto \(] 0 , 2\pi[\). Corrijam a resolução.
Responder