Todas as dúvidas sobre sistemas lineares de equações e Progressões aritméticas ou geométricas
Responder

Sistema de equações lineares

30 jan 2014, 20:48

Boa noite, gostaria que alguém me ajudasse na resolução deste problema... Estou um bocado esquecido nesta matéria, se alguém me ajudasse ficava bastante agradecido..
Anexos
sad.jpg
Editado pela última vez por danjr5 em 17 fev 2014, 23:45, num total de 1 vez.
Razão: Arrumar Título

Re: Sistema de equações lineares

30 jan 2014, 22:03

Em geral, o mais simples é proceder à condensação da matriz aumentada do sistema (o segundo membro é acrescentado como uma última coluna à matriz de sistema).

\(\left(\begin{array}{ccc|c}4 & 1 & -\alpha/2 & -1\\ 0 & 3 & 1 & 2\\ 1 & 0 & \alpha & 0\end{array}\right) \to \left(\begin{array}{ccc|c}4 & 1 & -\alpha/2 & -1\\ 0 & 3 & 1 & 2\\ 0 & -1/4 & 9\alpha/8 & 1/4\end{array}\right)\to \left(\begin{array}{ccc|c}4 & 1 & -\alpha/2 & -1\\ 0 & 3 & 1 & 2\\ 0 & 0 & \frac{9\alpha}{8} + \frac{1}{12} & \frac 14+\frac 16\end{array}\right)\)

Como a matriz já está em forma de escada (o primeiro elemento não nulo de cada linha surge numa coluna de índice superior ao mesmo elemento na linha anterior) já podemos calcular a característica da matriz de sistema, assim como da matriz aumentada, que designamos por r(A) e R(A|b). Quando a matriz se encontra em forma de escada a sua característica corresponde ao número de linhas não nulas.

* O sistema é possível se e só se r(A)=r(A|b). Consegue ver o que se passa neste caso?

* No caso de o sistema ser possível, definimos o número de graus de liberdade (ngl) como sendo a diferença entre o número de colunas (variáveis) e a característica. Se ngl=0 o sistema é possível e determinado (uma só solução). Se ngl = k > 0 o sistema diz-se possível com k graus de liberdade, o que significa que temos uma infinidade de soluções que se podem expressar como combinação linear de k vectores linearmente independentes.

Tente analisar o sistema que propôs e diga qq coisa.

OBS: Para esta pergunta concreta poderia simplesmente ver para que valores do parâmetro o determinante é não nulo, porém, fazendo a condensação para responder a (a) já fica com (b) praticamente resolvida.
Responder