Coloque aqui todas as dúvidas que tiver sobre limites, regra de Cauchy ou L'Hopital, limites notáveis e afins
Responder

Professor ruim e com pressa=exercícios em grego... ( f(x) - f(p) ) / x - p

16 mar 2014, 19:56

Pois é pessoal, o professor de cálculo da minha faculdade do curso de Engenharia Civil passa tudo corrido, explica algumas questões, e de tema ele da outros mais difíceis e diferentes, ou seja, não consigo fazer, segue os exercícios que não dou conta, se alguém resolver 1 ou 2 pra mim, eu já agradeço, pois exemplo ajuda muito...

Simplifique \(\frac{f(x) - f(p)}{x-p}\) (x≠p) sendo dados:

a) f(x) = \(x^2\) e p = 1
Começando por aqui, eu substituo os dois X? O de cima e o de baixo? Ou só o de cima? E o P? Porque se substituir os dois, vai resultar tudo em 1, todas as questões seguem essa ordem:

b) f(x) = \(x^2\) e p = -1

c) f(x) = \(x^2\) e p = qualquer ---- O que eu faço com esse qualquer? Coloco uma variável qualquer? Como o próprio "p"?

d) f(x) = 2x+1 e p = 2

.....

p) f(x) = \(\frac{1}{x}\) e p ≠ 0

q) f(x) = \(\frac{1}{x^2}\) e p ≠ 0

2 - Simplifique \(\frac{f(x+h) - f(x)}{h}\)

a) 2x + 1

Me ajudem pelo amor de deus, não quero reprovar logo no primeiro semestre do meu curso. =\\\\\\\\\

Re: Professor ruim e com pressa=exercícios em grego... ( f(x) - f(p) ) / x - p

17 mar 2014, 00:39

Boa noite,

Eduardo Poletto Escreveu:Simplifique (x≠p) sendo dados:

a) f(x) = e p = 1
Começando por aqui, eu substituo os dois X? O de cima e o de baixo? Ou só o de cima? E o P? Porque se substituir os dois, vai resultar tudo em 1, todas as questões seguem essa ordem:

Nesse caso, você substitui \(f(x)\) por \(x^2\) e \(p\) por \(1\):

Substituindo f(x) e p:
\(\frac{x^2-f(1)}{x-1}\)

Calculando f(1):
\(= \frac{x^2-1}{x-1}\)

Fatorando o numerador = produto notável:
\(= \frac{(x+1)(x-1)}{x-1}\)

Simplificando pois x é diferente de p=1:
\(= x+1\)

Os demais itens são nessa mesma linha. No último p é p, ou seja não tem subtituição de p, faz as contas e vê no que dá.

Re: Professor ruim e com pressa=exercícios em grego... ( f(x) - f(p) ) / x - p

17 mar 2014, 03:28

Vlw cara, ajudou, e ficaria agradecido se alguem mais respondesse algumas das outras!
Responder