Funções crescentes, decrescentes, monótonas, pares, ímpares, derivadas no ponto, etc.
Responder

questão de matematica envolvendo retangulo  [resolvida]

28 abr 2014, 23:21

gostaria de ajuda para resolver essa questão obrigado

Dividi uma folha sulfite em 6 retângulos iguais, cujo
comprimento é o dobro da largura. Se um dos lados da
folha mede 21cm, então a área da folha pode ser:
a) 280cm²
b) 430cm²
c) 588cm²
d) 688cm²

Re: questão de matematica envolvendo retangulo

29 abr 2014, 00:37

Boa noite,

Vejo duas maneiras de enfrentar esse problema:

1) Se um dos lados da folha é 21 então a resposta é um múltiplo de 21 que nas alternativas dadas só pode ser ______ .

ou

2) Como a folha foi dividida em 6 retângulos iguais então um dos lados dessa folha é múltiplo de 3 e o outro é múltiplo de 2. Logo de primeira temos que 21 é múltiplo de 3. Então supondo que esse lado foi divido em 3 temos que um dos lados de cada retângulo mede 7 daí temos que o outro lado de cada retângulo ou mede 3.5 ou mede 14. Novamente, por exame das alternativas conclui-se que é 14 e portanto o outro lado da folha medirá 2 x 14 . Com isso temos novamente que a área da folha é _______ .

29 abr 2014, 01:28

o gabarito é 588 cm 2

29 abr 2014, 01:31

porque um dos lados é multiplo de 3 e de 2 não entendi

29 abr 2014, 01:49

Oi,

Como a folha foi dividida em 6 retângulos, então para reformar a folha inicial temos as seguintes possibilidades:

A) 1 linha com os 6 retângulos = 1 x 6

B) 2 linhas com 3 retângulos cada = 2 x 3 = 6

Pelos dados do problema somos induzidos a concluir que o caso B é o adequado, daí pela análise que fiz acima, na 2a. maneira, você tem um lado da folha medindo 21 e o outro 2 x 14 = 28. Portanto 21 x 28 dá a sua resposta. Aliás 28 também completa o raciocínio que aventei na 1a. maneira.

Eu deixei as lacunas para que você refletisse um pouco sobre as possíveis soluções.

De qualquer forma se restar alguma dúvida manda de volta.

29 abr 2014, 02:17

entendi muito obrigado , tenho duvida em outra questão posso mandar agora ou só amanha ?

29 abr 2014, 13:27

Bom dia,

Sim, você pode fazer outras perguntas, desde que em tópicos separados para cada pergunta. Há um limite semanal, que não me recordo o valor, para evitar eventuais abusos. Em caso de dúvida dê uma olhadinha nas regras do fórum.
Responder